Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1766
Title: Custeio Sequência em micro empresa processadora de artefatos de cimento
Authors: Gomes, Osiel Ribeiro
Keywords: Custos
Artefatos de cimento
Plano Sequência
Custeio Sequência
Issue Date: 1-Jul-2017
Citation: GOMES, Osiel Ribeiro. Custeio Sequência em micro empresa processadora de artefatos de cimento. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Abstract: Este trabalho evidencia os resultados de uma pesquisa aplicada realizada em uma fábrica de artefatos de cimento no Município de Cacoal-RO e teve como finalidade mensurar os custos na produção de artefatos de cimento sem a utilização de rateios através do método do Custeio Sequência - CS, sendo o método aplicado para mensuração do custo, sem pretender analisar os aspectos relativos à lucratividade. Inicialmente foi mapeado o processo produtivo dos artefatos de cimento por meio do Plano Sequência - PS, em seguida mensurar os custos por meio do Custeio Sequência – CS, e para tanto foi utilizado como instrumento de coleta a observação in loco do processo produtivo, além de entrevista semiestruturada com o proprietário e responsável da fábrica em estudo, para obtenção dos valores relativos à matéria-prima, energia elétrica, mão de obra e água, com o intuito de calcular o consumo horário de cada um destes e o respectivo custo. O mapeamento do processo foi traduzido em um Plano Sequência - PS com uma unidade de ação para cada artefato onde a unidade de ação engloba todos os eventos realizados na produção dos artefatos. Os resultados confirmam que o Custeio Sequência - CS oferece maior qualidade no que tange aos cálculos dos custos, e de fácil elaboração pois além de revelar os custos em todas as fases do processo, despertou o interesse por parte do empresário a aplicar o método na sua empresa.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Liliane Maria Nery Andrade
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1766
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - OSIEL RIBEIRO GOMES.pdf1,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools