Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1780
Título: Gestão dos microempreendimentos do ramo de lanchonetes no município de Cacoal/RO
Autor(es): Gonsalves, Luiz Wagner Leigue
Palavras-chave: Microempreendedor individual
Gestão empresarial
Empreendedorismo
Data do documento: 17-Jul-2017
Citação: Gonsalves, Luiz Wagner Leigue. Gestão dos microempreendimentos do ramo de lanchonetes no município de Cacoal/RO. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: Cada vez mais o mercado demonstra-se promissor a receber novos empreendedores que tenham por objetivo oferecer produtos inovadores. Este cenário expõe dois pontos: o consumidor que se depara com um leque de opções para satisfazer seus desejos e necessidades e, por outro lado, o empreendedor que concorre com um mercado mais competitivo. Com essa competitividade, os microempreendedores necessitam de um maior conhecimento para controlar o setor administrativo empresarial para gerir o negócio. A pesquisa buscou analisar a gestão dos microempreendedores individuais do ramo de lanchonetes no município de Cacoal/RO, descrever o perfil dos mesmos, verificar os meios que podem incentivar os empreendedores a uma gestão efetiva, identificar as mudanças necessárias para a otimização do desenvolvimento organizacional e verificar se estes fazem uso de ferramentas de gestão para conduzir seu negócio de forma a otimizar a empresa. A pesquisa é do tipo descritivo e exploratório, método indutivo e abordagem qualitativa. Utilizou-se como técnica de coleta de dados o questionário, aplicado a 11 microempreendedores no ramo de lanchonetes, selecionados os participantes que se encontram no bairro Centro do município de Cacoal/RO. Os resultados apontam que 81,8% dos participantes não utilizam mecanismos para controle de fluxo de caixa e estoque e que a maior parte não está preocupada com o marketing da organização. Outra dificuldade foi a necessidade de trabalhar como gestor do negócio e estar ligado ao operacional, o que dificulta o processo de busca de conhecimento para exercer uma gestão adequada. Sugere-se que os profissionais implantem mecanismos que os ajudem a controlar de forma mais eficiente a administração do empreendimento.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. M.e Geraldo Luiz Francisco da Silva
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1780
Aparece nas coleções:DAA/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Wagner Leigue Gonsalves.pdf401,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador