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Título: A temática ambiental nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR: Um estudo de caso nos campus de Porto Velho, Guajará- Mirim e Ariquemes
Autor(es): Feza, Elenice Cristina da Rocha
Palavras-chave: Temática Ambiental
Currículo Ambientalizado
Ensino Superior
Interdisciplinaridade
Data do documento: 2016
Citação: FEZA, Elenice Cristina da Rocha. A temática ambiental nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR: Um estudo de caso nos campus de Porto Velho, Guajará-Mirim e Ariquemes. 2016. 250 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação Mestrado Acadêmico em Educação. Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Porto Velho, 2016.
Resumo: O objeto de investigação desta pesquisa é a temática ambiental nos Cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR nos Câmpus de Porto Velho, Guajará-Mirim e Ariquemes. O problema da pesquisa partiu da premissa de que embora as Diretrizes Curriculares recomendem a inserção da temática ambiental nos currículos, questiona-se como as Políticas Públicas da Educação Ambiental se apresentam no Ensino Superior. O objetivo foi investigar como tem sido desenvolvida a prática educativa na temática ambiental nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia-UNIR; Analisar as Políticas Públicas de Educação Ambiental no Ensino Superior; Identificar as temáticas ambientais que são priorizadas no currículo dos cursos de Pedagogia e Caracterizar as práticas pedagógicas relativas à temática ambiental na concepção dos professores e alunos do Curso de pedagogia dos Câmpus da UNIR em Porto Velho, Guajará-Mirim e Ariquemes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como “estudo de caso”. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a) pesquisa bibliográfica para o embasamento do referencial teórico; b) pesquisa documental para analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e os Projetos Políticos Pedagógicos; c) pesquisa empírica foi empregada na realização das entrevistas com os coordenadores dos cursos e, com os professores que trabalham com a temática ambiental e também por meio dos questionários respondidos pelos alunos finalistas. Esta investigação tem relação com a atividade profissional desempenhada por esta pesquisadora, que considera essencial que o tema se torne conteúdo obrigatório no Curso de Pedagogia, haja vista, as exigências legais para o trabalho com assuntos que se referem ao meio ambiental em todos os níveis de ensino. Como resultado desta investigação, constatou-se que apesar dos avanços obtidos na inserção da temática ambiental na Educação Superior, ainda existem dificuldades a serem vencidas. No caso dos câmpus investigados, pode-se afirmar que há indícios de um currículo ambientalizado, a médio e longo prazo. Os Projetos Políticos Pedagógicos - PPPs dos três câmpus trazem em sua matriz curricular disciplinas específicas que abordam a temática, e outras que propiciam a discussão. Os professores trabalham atividades e projetos que incluem o assunto, desenvolvendo habilidades e competências para que os egressos possam dialogar com seus futuros alunos sobre as questões ambientais. Pode-se afirmar que as propostas sobre a temática ambiental encontradas no âmbito do PDI e PPPs dos cursos de Pedagogia da UNIR, são realizadas. Destaca-se, a necessidade de ampliar e reforçar os mecanismos de aplicabilidade do assunto, levando-o para o patamar do socioambientalismo, em que se inserem todas as esferas: social, política, econômica e cultural. Considera-se que as universidades brasileiras têm muito a realizar para atender as peculiaridades do contexto atual, por meio de estratégias que facilitem o desenvolvimento do trabalho docente no campo da temática ambiental.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós- Graduação Strictu Sensu em Educação – Mestrado Acadêmico em Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Câmpus de Porto Velho, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação, sob a Orientação do Professor Dr. Clarides Henrich de Barba.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1789
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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