Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1802
Título: A (in)aplicabilidade do princípio da insignificância pela autoridade policial na notitia criminis
Autor(es): Alves, Alexsandro Vieira
Palavras-chave: Direito
Insignificância
Bagatela
Excludente
Tipicidade
Data do documento: 1-Jul-2017
Citação: ALVES, Alexsandro Vieira. A (in)aplicabilidade do princípio da insignificância pela autoridade policial na notitia criminis. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2017.
Resumo: Neste estudo procura-se demonstrar por meio do método do raciocínio dedutivo que o princípio da insignificância, apesar de não ter previsão expressa na legislação brasileira, está amplamente aceito pela jurisprudência dos Tribunais Superiores. Tendo em seu em seu escopo a busca por um direito penal excepcional que não se preocupa coma tutela de situações passíveis de serem solucionadas por outros ramos do direito, sendo assim, é mister que sua aplicação possa ser oportunizada ao Delegado de polícia já na fase do inquérito policial, possibilitando que o cidadão que produz a conduta insignificante, não seja submetido ao sofrimentos dos problemas estruturais da justiça e do sistema carcerário, sendo eles a morosidade processual e a superlotação prisional. Dessa forma, buscou-se analisar os entendimentos dos Tribunais acerca da incidência do princípio da insignificância que deve ser realizado apenas em momento posterior pelo Poder Judiciário, de acordo com as circunstâncias atinentes ao caso concreto, e que pelo contrário há um movimento crescente por parte dos delegados de polícia do país que mediante decisão fundamentada, devem deixar de lavrar o auto de prisão em flagrante, justificando o afastamento da tipicidade material com base no princípio da insignificância, sem prejuízo de eventual controle externo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Direito da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. Esp. Jônathas Siviero
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1802
Aparece nas coleções:DAD/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXSANDRO VIEIRA ALVES.pdf800,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador