Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1828
Título: O rei escorpião: entre a realidade e a ficção
Autor(es): Souza, Eliete Maria de
Palavras-chave: Amazônia
Lugar da Barra
Espião
Independência do Brasil
Data do documento: 2017
Citação: SOUZA, E. M. de. O rei escorpião: entre a realidade e a ficção. 2017. 75f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: Esta dissertação de mestrado busca investigar como os ideais libertários desenvolvidos no espaço dito regionalista, bem como em outras partes do território brasileiro, se integraram no romance O Espião do Rei – novela dos tempos coloniais –, de Mário Ypiranga Monteiro (1909-2004). Visa, assim, retomar e reelaborar algumas abordagens estabelecidas entre o real e o ficcional e compreender, através de fontes documentais, o processo histórico e as lógicas engendradas pelos atores sociais que conduziram o envolvimento do povoado de São José da Barra do Rio Negro em um dos mais questionáveis episódios da historiografia: a Independência do Brasil. O Espião do Rei – novela dos tempos coloniais tem como ambiente a cidade de Manaus, outrora denominada Lugar da Barra, no período de 1820-1822, onde os sujeitos locais estavam insatisfeitos com a política de D. João VI e lutavam pela independência da coroa portuguesa. Essa insatisfação resultou no assassinato do emissário do rei pelo mestiço de nome Pedro. Após o ocorrido, o Lugar da Barra recebe o espião para encontrar os responsáveis e puni-los. A partir desse episódio, a trama se desenvolve de maneira que as personagens se encontrem para lutar em favor da independência do Brasil. Para tal investigação, a dissertação foi dividida em blocos, perfazendo um total de três. No primeiro bloco tem-se a Amazônia como cenário; no segundo bloco, a apresentação do autor, sua vida na capital do Amazonas e as peripécias que o fizeram escrever tal romance a partir dos prefácios das duas edições; bem como as características do romance histórico. O terceiro concentra-se na análise da narrativa a partir de seus elementos constitutivos e particularmente as ações das personagens principais e as personagens que ousaram na luta pela Independência do Brasil, bem como a voz do narrador. Autores como Quijano (2000), Souza (1977, 1999, 2009), Ugarte (2003), Bakhtin (2003, 2014), Bastos (1992), Lukács (2009, 2011), Ataíde (1974), Reuter (2011), Schüller (1989), entre outros, fundamentam a dissertação.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Prof. Dr. Hélio Rodrigues da Rocha.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1828
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL ELIETE.pdfEliete Maria de Souza1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.