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Título: A evasão escolar no curso técnico em finanças oferecido pelo IFRO na EAD
Autor(es): Silva Júnior, Adonias Soares da
Francisco Junior, Wilmo Ernesto
Palavras-chave: Evasão
Educação à Distância
Curso Técnico Finanças
Educação Profissional
Data do documento: 2017
Citação: SILVA JUNIOR, Adonias Soares da. A evasão escolar no curso técnico em finanças oferecido pelo IFRO na EAD. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós - Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional. Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Escolar – MEPE/UNIR, tendo como locus da pesquisa o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Porto Velho Zona Norte quanto à evasão escolar na educação profissional. O objetivo foi apresentar os principais fatores que influenciam na Evasão Escolar no curso Técnico em Finanças na modalidade de educação à distância – EAD, e a partir disso estabelecer uma intervenção na realidade a fim de buscar formas de minimizar a problemática central. O levantamento de dados ocorreu em 8 polos da Instituição localizados nos municípios de Ariquemes, Cujubim, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Porto Velho Zona norte, no período de setembro a dezembro de 2016. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, tendo em vista que a pesquisa foi concebida e realizada em estreita associação com uma resolução de um problema coletivo. Foi adotada a abordagem qualitativa descritiva de forma que os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram um diário de campo, o questionário semiestruturado e análise documental. Foram utilizados para a fundamentação legal a LDB (Lei nº 9394/96), Constituição Federal (1998), Lei nº 4.024/1961, Lei nº 5.692/1971, Lei n. º 10.172/2001, Lei nº 13.005/2014 e Decreto Federal nº. 5.622/2005. Constituem referencial teórico, Thiollent (1996) e Turato (2004) sobre o desenvolvimento da pesquisa-ação. A análise de dados ocorreu pela análise de conteúdo com base nos conceitos propostos por Bardin (1979). O direito a educação foi discutido com enfoque nas ideias de Linhares (2007) e Telles (1999). A discussão sobre as diretrizes, objetivos e metas para a implementação da modalidade de educação a distância encontra referência no Plano Nacional de Educação (2014). Os aspectos históricos e o fortalecimento da rede federal foram embasados em Pacheco (2007). A evasão escolar no cenário da EAD é discutida sobre a perspectiva de Riscal (2010), Litto (2007), ABED (2014), Freitas (2013), Favero (2006) e Comarella (2009). A discussão sobre as funções dos tutores e colaboradores na EAD é embasada em Arce (2010) e Belloni (2003). Os aspectos positivos e negativos da EAD foram discutidos com base nos conceitos de Sá (2011), Aretio (1994), Caixeta (2011), Silva; Cornachione (2005). Os resultados da pesquisa foram analisados sob a perspectiva de Dore e Luscher (2011), Almeida (2007) e Bittencourt; Mercado (2014). Os colaboradores da pesquisa foram estudantes evadidos do curso Técnico em Finanças EAD Subsequente, coordenadores de polo e tutores. Os resultados apontam para a necessidade de informações detalhadas sobre os cursos ofertados, indicadores preventivos e necessidade de acompanhamento institucional aos alunos com potencial de evasão. As intervenções resultaram no retorno de 481 matrículas de estudantes que haviam evadido somente no curso de Finanças EAD, dos quais 272 concluíram o curso.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia, em Porto Velho, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. Orientador: Prof. Dr. Wilmo Ernesto Francisco Junior. Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas, Inovações Curriculares e Tecnológicas.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1832
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