Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1858
Título: Uma análise teórica sobre as possibilidades do uso do software computacional GeoGebra no ensino e aprendizagem de gráficos de funções trigonométricas
Autor(es): Soares Júnior, Orides dos Santos
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação
Ensino de Matemática
Funções Trigonométricas
Data do documento: 2017
Citação: Soares Júnior, Orides dos Santos. Uma análise teórica sobre as possibilidades do uso do software computacional GeoGebra no ensino e aprendizagem de gráficos de funções trigonométricas. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2017.
Resumo: Este trabalho consistiu em analisar, com base nos estudos e pesquisas de alguns teóricos, as potencialidades do uso de softwares educacionais para o ensino e aprendizagem de Matemática, dando um tratamento específico para a construção de gráficos de funções trigonométricas por meio do software GeoGebra, assunto que normalmente deixa os alunos confusos e atordoados por não entenderem as transformações que estas funções apresentam. Trata-se de uma pesquisa de abordagem bibliográfica e qualitativa, onde teve como base diversas fontes de pesquisa como publicações científicas e livros, bem como mostrou a perspectiva a partir da visão pessoal do autor e sua vivência de iniciação à docência enquanto acadêmico. Os exemplos mostrados em imagens foram, em sua maioria, desenvolvidos pelo próprio autor. É destacado aqui que o não uso dos recursos tecnológicos não se atribui apenas aos professores, mas também à falta de investimentos. Ao final, foi possível chegar, dentre outras conclusões, de que deveria haver mais investimentos por parte do Poder Público em formação profissional e tecnológica para que os docentes possam trabalhar seus conteúdos utilizando os vários recursos tecnológicos, especialmente os computacionais que são o foco deste trabalho.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), submetido ao Departamento de Matemática e Estatística – DME, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná-RO, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciado em Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Marlos Gomes de Albuquerque.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1858
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UMA ANÁLISE TEÓRICA SOBRE AS POSSIBILIDADES DO USO DO SOFTWA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Orides dos Santos Soares Júnior1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Folha de aprovação.pdfFolha de aprovação da banca de Orides dos Santos Soares Júnior845,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.