Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1859
Título: Materiais concretos no processo de ensino-aprendizagem de Matemática na concepção de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR/Campus de Ji-Paraná
Autor(es): Vital, Silvilene
Palavras-chave: Formação de professores
Didática da matemática
Material Pedagógico
Data do documento: 2017
Citação: Vital, Silvilene. Materiais concretos no processo de ensino-aprendizagem de Matemática na concepção de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UNIR/Campus de Ji-Paraná. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2017.
Resumo: A formação inicial, enquanto um importante contexto formativo, deve proporcionar ao futuro professor a construção do conhecimento pedagógico que abrange a utilização de metodologias e recursos que facilitem a aprendizagem da Matemática. Assim, neste estudo se buscou analisar que concepção revelam acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática quanto ao uso de materiais concretos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Na discussão teórica, abordou-se sobre a formação inicial e os conhecimentos que podem ser oportunizados neste espaço formativo, em especial o conhecimento pedagógico, bem como do que é o material concreto, seu contexto histórico e sua importância para o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Metodologicamente a pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo realizada no curso de Licenciatura em Matemática da UNIR/Campus de Ji-Paraná com quatro acadêmicas (Alice, Bia, Elena e Júlia) por meio da aplicação de questionário e entrevista. Os dados foram interpretados e analisados através de três eixos temáticos sendo: Contextos formativos e as experiências com materiais concretos; Abordagens dos materiais concretos e conteúdos matemáticos; Concepção dos acadêmicos sobre o uso dos materiais concretos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Dentre os resultados, destacou-se, em relação ao primeiro eixo, que os materiais concretos com os quais as acadêmicas tiveram contato foram o material dourado, material cuisenaire, ábaco, tangram e soroban, sendo que cada acadêmica teve contato com pelo menos dois materiais concretos. Os contextos formativos foram as disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática, como Didática Geral, História da Matemática e Prática do Ensino Fundamental, bem como o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e oficinas ofertadas pelo Departamento de Matemática e Estatística (DME). No que diz respeito ao segundo eixo, identificou-se que os conteúdos abordados nos diferentes contextos evidenciados pelas acadêmicas foram: Quatro operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão), Equação do 2° grau, Teorema de Pitágoras, Progressão Aritmética (P.A.), Progressão Geométrica (P.G.), Frações, Formas Geométricas, Geometria Plana. Por fim, no terceiro eixo, destacou-se que a concepção revelada pelas acadêmicas foi de que o material concreto é algo palpável que o aluno pode tocar e que facilita o processo de ensino-aprendizagem. Isso ocorre por possibilitar que o aluno compreenda a natureza abstrata dos conteúdos matemáticos, sendo esta uma das características do material concreto. Espera-se que os resultados deste estudo oportunizem reflexões sobre a relevância do futuro professor de Matemática conhecer tanto em uma perspectiva teórica quanto prática, diferentes estratégias de como ensinar Matemática na Educação Básica, em especial a respeito da utilização de diferentes materiais concretos no ensino de conteúdos matemáticos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciada em Matemática, sob a orientação da Profa. Dra. Eliana Alves Pereira Leite.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1859
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Silvilene_Vital-versão Word.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Silvilene Vital1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.