Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1862
Título: O uso do Software SuperLogo no ensino de Geometria Plana: Uma experiência com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ji-Paraná-RO
Autor(es): Borges, Anne Cristiny
Palavras-chave: Tecnologias Educacionais
Software
Educação Matemática
Data do documento: 2017
Citação: Borges, Anne Cristiny. O uso do Software SuperLogo no ensino de Geometria Plana: Uma experiência com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Ji-Paraná-RO. 2017. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática)– Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2017.
Resumo: Esta monografia, teve por objetivo investigar como o software SuperLogo enquanto metodologia de ensino, contribuiu na aprendizagem de alunos em alguns tópicos de Geometria Plana, por meio de oficinas ministradas na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e mediante a testes aplicados anteriormente e posteriormente as oficinas. Metodologicamente foi elaborado de acordo com a abordagem qualitativa tendo como sujeitos 12 alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Francisco dos Santos, que participaram das oficinas na UNIR juntamente com a professora responsável. A fundamentação teórica foi elaborada tendo como principais autores: BORBA E PENTEADO (2007); PAPERT (1986, 1997); MOTTA (2008), VALENTE (1993, 1997, 1998, 1999, 2005) e TAJRA (2008,2012), por tratarem em suas pesquisas sobre o uso das Tecnologias Educacionais voltadas a Educação. Para a análise e interpretação dos dados, utilizamos o método interpretativo das falas e ações/reações dos alunos mediante as oficinas, bem como seu desempenho nos testes aplicados. Dentre os principais resultados obtidos, verificamos que estes, tinham muito afinidade com o computador, o que já apresentou deste modo, entusiasmo em estudarem a disciplina por seu intermédio e que, o software SuperLogo, chamou a atenção dos estudantes pela sua interface gráfica. Percebeu-se ainda, que os alunos conseguiram responder melhor algumas questões pertinentes a Geometria Plana, após as aulas na UNIR. Esperamos que o resultado desta análise possa contribuir com pesquisas já realizadas voltadas para Tecnologias Educacionais e ainda gerar diálogos com pessoas que além de mim, acreditam que os usos de softwares educativos podem colaborar com o ensino-aprendizagem de Matemática.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Departamento de Matemática e Estatística – DME da UNIR, campus de Ji-Paraná, como requisito parcial para aprovação no curso de Licenciatura em Matemática, sob orientação do Prof. Dr. Marlos Gomes de Albuquerque.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1862
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_VERSÃOFINAL.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Anne Cristiny Borges2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.