Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1865
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Falcão, Maria Enilsa Januário | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-09T14:11:54Z | - |
dc.date.available | 2017-11-09T14:11:54Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | FALCÃO, M. E. J. A sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação?. 2017. 125f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017. | - |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1865 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientador(a): Prof.ª Dra. Iracema Neno Cecilio Tada. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Sociologia é uma ciência que surge em meados do século XVIII e início do século XIX objetivando compreender as transformações sociais, políticas e econômicas da sociedade. No currículo escolar brasileiro é uma disciplina da Área Humana. A sua trajetória no currículo é permeada de idas e vindas de acordo as reformas educacionais instauradas em cada contexto social, político e econômico da história brasileira. Essa pesquisa de cunho qualitativo teve o objetivo de compreender o papel desempenhado pela disciplina de Sociologia para o processo de humanização dos estudantes, visto a partir da ótica de alunos de um município de Rondônia. Participaram dessa pesquisa oito estudantes do Ensino Médio e a coleta dos dados foi obtida a partir de cinco encontros com a realização de um grupo focal na escola. Os fundamentos da pesquisa basearam-se nos postulados teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica que concebem a educação e as relações sociais como fatores preponderantes para o desenvolvimento humano. A partir de um viés crítico sobre a função social da escola e pautando-se no materialismo histórico e dialético, concebemos a importância da educação para o desenvolvimento das funções psicológicas e do pensamento humanizado. Dessa forma, as disciplinas das áreas humanas como a Sociologia, podem servir como suportes para reflexões sobre a sociedade contribuindo na formação da consciência. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-11-09T13:48:39Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL PDF.pdf: 2412773 bytes, checksum: f18d6bf81b0cbe0b61ee4272aeda7fcf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-11-09T14:11:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL PDF.pdf: 2412773 bytes, checksum: f18d6bf81b0cbe0b61ee4272aeda7fcf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-11-09T14:11:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL PDF.pdf: 2412773 bytes, checksum: f18d6bf81b0cbe0b61ee4272aeda7fcf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-09T14:11:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FINAL PDF.pdf: 2412773 bytes, checksum: f18d6bf81b0cbe0b61ee4272aeda7fcf (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Humanização | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A sociologia na ótica de estudantes do ensino médio: humanização ou alienação? | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL PDF.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.