Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1872
Title: Transição da educação infantil para o ensino fundamental
Authors: 
Oliveira, Valdete Moreira de
Keywords: Normatização
Educação infantil
Criança
Issue Date: 2017
Citation: OLIVEIRA, V. M. Transição da educação infantil para o ensino fundamental. 2017, 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2017.
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo compreender se há impacto na aprendizagem no processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental . Os estudos bibliográficos tiveram as contribuições de Foucault (1975, 2007, 2008), Veyne (2009), Ariés (2009), Duby (2009) dentre outros. Foram utilizadas também fontes relacionadas ao ordenamento legal: Constituição Federal – CF (1988); Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil – DCNEI (1998); Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil RCNEI (1998). Assim como os Dicionários de Língua Portuguesa Aulete (2008) e Ferreira (2004) para compreensão conceitual. Este estudo demonstra que a história da infância permeou por vários caminhos que pôde ajudar a entender como era a infância da antiguidade aos tempos atuais. Regras e metodologias de ensino avançaram com o tempo elevando a percepção da criança no meio educativo, e, o seu direito à educação escolarizada. Com isto, se faz importante apresentar a infância de forma contextualizada, pois a criança não deixa de ser criança só porque entrou para o Ensino Fundamental. A pesquisa percorreu os caminhos arqueológicos nos levantamentos de dados bibliográficos, descrição das práticas educativas constituídas na Instituição e se desenvolveu em uma escola de Ensino Fundamental e Médio do município de Ariquemes-RO. Esta abordagem se deu pelo viés da pesquisa genealógica nas entrevistas e observações. O desenvolvimento sócio cultural do infante, o brincar, criar e aprender deve se adequar nesta transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental evitando assim, rupturas que possam causar problemas de aprendizagem para as crianças nesta fase. Na escola pesquisada os resultados apontaram que não houve impacto no processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
Description: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) M.e. Auxiliadora Máximo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1872
Appears in Collections:DECED/ARQ. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLIVEIRA, V. M..pdfArtigo principal278,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.