Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1873
Título: A evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo de caso no município de Ariquemes
Autor(es): 
Ciola, Rosemary Aparecida da Silva
Palavras-chave: EJA
Evasão escolar
Perdas financeiras
Data do documento: 2017
Citação: CIOLA, R. A. S. A evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo de caso no município de Ariquemes. 2017, 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2017.
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem a finalidade de formar um público específico que tende a enfrentar muitos obstáculos que prejudicam sua permanência na escola favorecendo o fenômeno da evasão escolar, que atualmente vem assumindo um lugar de destaque na educação brasileira. Esta realidade também se faz presente nas escolas municipais de Ariquemes, que atende ao publico jovem e adulto de 1º a 8º série, e ultimamente apresentaram altos índices de evasão. Diante disso a pesquisa tem por objetivo analisar a quantidade de alunos evadidos no ensino fundamental da EJA e detectar quais seriam as perdas financeiras para o governo federal referentes a evasão escolar. Para isto fez-se um estudo bibliográfico e pesquisa documental na qual foram coletados dados oficias na Secretária de Educação do município de Ariquemes e uma análise quantitativa para identificar o custo dos alunos evadidos, utilizando como base de cálculo o valor mínimo anual por aluno da educação básica estipulado pelo FUNDEB em 2015. Como resultado a EJA do ensino fundamental do Município de Ariquemes teve um índice de vinte e três por cento(23%) de alunos evadidos em 2015, essas evasões geraram uma perda de quatrocentos e quatro mil seiscentos e oitenta e seis reais e oitenta centavos, ao governo Federal. As perdas financeiras com a evasão são somente referentes ao valor mínimo repassado pelo FUNDEB em 2015 e não levaram em conta os gastos do Município de Ariquemes.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. M.e. Hugo Athanásios Fotopoulos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1873
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CIOLA, R. A. S..pdfArtigo principal381,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.