Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1877
Título: Os valores da educação ambiental com estudantes do curso técnico de nível médio em agropecuária do IFAM – campus de Humaitá
Autor(es): Costa, Sandra Santos da
Palavras-chave: Educação Ambiental
Valores Ambientais
Curso técnico de Agropecuária
Data do documento: 2017
Citação: COSTA, Sandra Santos da. Os valores da educação ambiental com estudantes do curso técnico de nível médio em agropecuária do IFAM – campus de Humaitá. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado) -Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2017.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é identificar quais os conhecimentos que os estudantes do curso técnico de nível médio em Agropecuária do IFAM Campus Humaitá possuem a respeito dos valores e dos problemas ambientais existentes na Amazônia e o de analisar a percepção dos estudantes a respeito do conhecimento, dos valores éticos e estéticos, políticos diante do contextos culturais, sociais e educacionais existentes voltados para uma Educação Ambiental crítica. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com a finalidade de investigar conhecimentos sobre Educação Ambiental. Foi realizada junto aos estudantes do curso técnico de nível médio em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus de Humaitá, seis oficinas com grupo focal. Para a construção do referencial teórico, utilizou-se das obras dos autores: Araújo (2001) Bonotto (2012), Carvalho (2012), Carvalho (2006), Castro (1998, 2000, 2005), Spazziani (1998, 2000), Santos (1998, 2000), Foucault (2001), Guattari (2001), Jacobi (2003), Leff (2001), Lima (2003), Loureiro (2016), Pegoraro (2002), Saviani (2008), Tozzoni-Reis (2002) e os Parâmetros Curriculares Nacionais- MEC (2001) que também serviram de análise dos dados. As análises ocorreram por meio da técnica denominada análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) que propõe as seguintes etapas: a) Pré-análise; b) Exploração do material e c) Tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Os resultados apontam que os estudantes ampliaram seus conhecimentos sobre Educação Ambiental, compreendendo a importância dos valores ambientais e sua participação social, crítica, isto é, política. Foi possível identificar nos estudantes iniciativas com finalidade de promover conscientização por meio da sensibilização, palestras e envolvimento em outros projetos institucionais. As discussões permitiram adentrar situações que ainda não haviam sido questionadas, tais como a importância dos valores, da estética como fator de sensibilização para consciência ambiental, a ética como princípio ambiental, o pensamento desenvolvimentista e o poder influenciador do capitalismo.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Fundação Universidade Federal de Rondônia, como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1877
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.