Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1887
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Luiz Anderson de Morais | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-05T19:50:28Z | - |
dc.date.available | 2017-12-05T19:50:28Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Luiz Anderson de Morais. Utilização de material concreto no ensino de matemática: Uma experiência com o teodolito caseiro no ensino de trigonometria. 2015, 87 f. : il. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Fundação Universidade Federal de Rondônia, porto Velho, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1887 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Matemática do Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional – PROFMAT. | pt_BR |
dc.description.abstract | TO presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência com a utilização de material concreto “Teodolito caseiro” nas aulas de trigonometria, e fazer algumas reflexões desta prática como uma proposta didático-pedagógica para melhoria do ensino de matemática. A aula prática foi realizada sobre uma perspectiva diferenciada, transformando-a em uma ferramenta facilitadora para o ensino aprendizagem, diminuindo assim a distância entre a teoria ensinada na sala de aula e a sua utilização no cotidiano. A proposta foi plicada com 24 alunos do 2º ano do curso técnico de nível médio na forma integrada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM/Campus Humaitá, contendo aulas teóricas de revisão dos conceitos prévios relacionados aos conteúdos de trigonometria e aulas práticas envolvendo a confecção do teodolito caseiro, seu uso e sua aplicabilidade no ensino de trigonometria. Após a aplicação da aula prática, foi possível verificar a motivação e entusiasmo dos alunos com a nova metodologia aplicada, gerando um aumento significativo dos conhecimentos adquiridos, principalmente com relação ao cálculo de distâncias inacessíveis e o uso das razões trigonométricas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-05T19:24:12Z No. of bitstreams: 1 Utilização de Material Concreto no Ensino de Matemática - Um.pdf: 9103086 bytes, checksum: 5d558649aee4c0d8e8d5c3d590857ed8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-05T19:46:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Utilização de Material Concreto no Ensino de Matemática - Um.pdf: 9103086 bytes, checksum: 5d558649aee4c0d8e8d5c3d590857ed8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-05T19:47:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Utilização de Material Concreto no Ensino de Matemática - Um.pdf: 9103086 bytes, checksum: 5d558649aee4c0d8e8d5c3d590857ed8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-05T19:50:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Utilização de Material Concreto no Ensino de Matemática - Um.pdf: 9103086 bytes, checksum: 5d558649aee4c0d8e8d5c3d590857ed8 (MD5) Previous issue date: 2015 | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Material Concreto | pt_BR |
dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
dc.subject | Teodolito Caseiro | pt_BR |
dc.title | Utilização de material concreto no ensino de matemática: Uma experiência com o teodolito caseiro no ensino de trigonometria | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Utilização de Material Concreto no Ensino de Matemática - Um.pdf | 8,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.