Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Luiz Anderson de Morais-
dc.date.accessioned2017-12-05T19:50:28Z-
dc.date.available2017-12-05T19:50:28Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSANTOS, Luiz Anderson de Morais. Utilização de material concreto no ensino de matemática: Uma experiência com o teodolito caseiro no ensino de trigonometria. 2015, 87 f. : il. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Fundação Universidade Federal de Rondônia, porto Velho, 2015.-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1887-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Matemática do Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional – PROFMAT.pt_BR
dc.description.abstractTO presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência com a utilização de material concreto “Teodolito caseiro” nas aulas de trigonometria, e fazer algumas reflexões desta prática como uma proposta didático-pedagógica para melhoria do ensino de matemática. A aula prática foi realizada sobre uma perspectiva diferenciada, transformando-a em uma ferramenta facilitadora para o ensino aprendizagem, diminuindo assim a distância entre a teoria ensinada na sala de aula e a sua utilização no cotidiano. A proposta foi plicada com 24 alunos do 2º ano do curso técnico de nível médio na forma integrada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM/Campus Humaitá, contendo aulas teóricas de revisão dos conceitos prévios relacionados aos conteúdos de trigonometria e aulas práticas envolvendo a confecção do teodolito caseiro, seu uso e sua aplicabilidade no ensino de trigonometria. Após a aplicação da aula prática, foi possível verificar a motivação e entusiasmo dos alunos com a nova metodologia aplicada, gerando um aumento significativo dos conhecimentos adquiridos, principalmente com relação ao cálculo de distâncias inacessíveis e o uso das razões trigonométricas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-05T19:24:12Z No. of bitstreams: 1 Utilização de Material Concreto no Ensino de Matemática - Um.pdf: 9103086 bytes, checksum: 5d558649aee4c0d8e8d5c3d590857ed8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-05T19:46:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Utilização de Material Concreto no Ensino de Matemática - Um.pdf: 9103086 bytes, checksum: 5d558649aee4c0d8e8d5c3d590857ed8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-05T19:47:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Utilização de Material Concreto no Ensino de Matemática - Um.pdf: 9103086 bytes, checksum: 5d558649aee4c0d8e8d5c3d590857ed8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-05T19:50:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Utilização de Material Concreto no Ensino de Matemática - Um.pdf: 9103086 bytes, checksum: 5d558649aee4c0d8e8d5c3d590857ed8 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMaterial Concretopt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectTeodolito Caseiropt_BR
dc.titleUtilização de material concreto no ensino de matemática: Uma experiência com o teodolito caseiro no ensino de trigonometriapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilização de Material Concreto no Ensino de Matemática - Um.pdf8,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.