Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Irlan Cordeiro de-
dc.date.accessioned2017-12-05T19:51:13Z-
dc.date.available2017-12-05T19:51:13Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUZA, Irlan Cordeiro de. Aplicações teóricas e práticas da trigonometria para um ensino significativo e interdisciplinar. 2015. 168 f. : il. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1891-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Matemática do Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional – PROFMAT.pt_BR
dc.description.abstractAo ensinar trigonometria, no curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Rondônia (Campus Ariquemes), detectamos dificuldades causadas pela falta de metodologias adequadas e a ausência de recursos que facilitem a aprendizagem. Muitos alunos alegaram que a Trigonometria é algo complicado e sem utilidade, mas isso se deve ao fato de não entenderem seus fundamentos mais básicos e por não perceberem sua utilidade em nossa vida cotidiana. A partir da observação das dificuldades apresentadas por uma turma de vinte estudantes, foram elaboradas atividades que se diferenciam da memorização de fórmulas e da reprodução de algoritmos. Destacamos duas atividades realizadas pelos alunos; construção e utilização de um Clinômetro para calcular alturas e distâncias inacessíveis e o cálculo da área útil da Instituição por meio do processo de triangulação usado na Topografia, fazendo uso de um Teodolito Eletrônico. A percepção de que a trigonometria possui uma ampla aplicação na topografia, disciplina do curso, constituiu uma nova metodologia capaz de despertar o interesse dos estudantes tornando a aula mais atrativa. Por fim, pudemos verificar uma considerável ampliação dos conhecimentos de trigonometria, em especial, no que diz respeito ao cálculo de distâncias e áreas inacessíveis, obtendo assim, uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar, relatar e analisar os resultados da proposta de se ter trabalhado a trigonometria com atividades práticas e interdisciplinares.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-05T19:15:56Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Profmat - IRLAN CORDEIRO DE SOUZA.pdf: 7341991 bytes, checksum: 75936b16470051e4ada80d9f7450c0f4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-05T19:46:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Profmat - IRLAN CORDEIRO DE SOUZA.pdf: 7341991 bytes, checksum: 75936b16470051e4ada80d9f7450c0f4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-05T19:49:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Profmat - IRLAN CORDEIRO DE SOUZA.pdf: 7341991 bytes, checksum: 75936b16470051e4ada80d9f7450c0f4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-05T19:51:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Profmat - IRLAN CORDEIRO DE SOUZA.pdf: 7341991 bytes, checksum: 75936b16470051e4ada80d9f7450c0f4 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectInterdisciplinarpt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.titleAplicações teóricas e práticas da trigonometria para um ensino significativo e interdisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Profmat - IRLAN CORDEIRO DE SOUZA.pdf7,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.