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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1893
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Magalhães, Luciano Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-08T14:19:38Z | - |
dc.date.available | 2017-12-08T14:19:38Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MAGALHÃES, Luciano Santos. Metodologia PEC - Planeação Estratégica e Comunicativa: aplicação em um programa de pós-graduação de uma universidade pública. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1893 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão Final (TCF) apresentado ao Curso de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional como requisito para obtenção do título de Mestre em Administração Pública. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em programas de pós-graduação (PPGs) o planejamento pode ser um elo para o alcance dos critérios avaliados pela Capes. Especialmente quando orientado pela Teoria da Ação Comunicativa (TAC), o planejamento não se opõe à liberdade científica, ao contrário, possibilita construir um caminho dialógico para responder às demandas científicas e sociais. Na Universidade Federal de Rondônia (Unir) o planejamento parece ser o “gargalo” para o desenvolvimento e consolidação dos cursos stricto sensu. A metodologia Planeação Estratégica e Comunicativa (PEC) pode ser a solução, pois orienta-se pela TAC e possibilita estruturar um planejamento que inclui stakeholders, alcançando eficiência e eficácia, bem como efetividade e sustentabilidade. O objetivo deste estudo consiste em aplicar a PEC em um PPG da Unir, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA), e propiciar um formato de planejamento que também atenda outros programas da universidade. Definimos um design de pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos descritivos e procedimentos orientados por métodos participativos. Os dados são provenientes de diários escritos a partir da observação participante no processo planejativo e formulários semiestruturados para colher feedback entre os participantes. Utilizamos análises descritiva e de conteúdo. Participaram 21 docentes. Compomos uma equipe planejadora que incluiu os docentes do PGCA para adaptar a PEC e aplicá-la. Estruturamos o planejamento em três rodadas presenciais com encontros em dois municípios, possibilitando chegar ao Plano de Desenvolvimento e Consolidação 2015/2016 do PGCA que incluiu a definição de sua Missão, Visão, Valores, Matriz Swot e, a partir do Documento de Área/Capes, a criação de 10 indicativos de pré-projetos estratégicos a serem geridos pelos próprios docentes. Enviamos aos 21 participantes um questionário semiestruturado visando obter o feedback do planejamento realizado, dos quais 12 responderam. Verificamos que o planejamento foi positivo, pois os entrevistados reconheceram que este possibilitou estruturar um processo para reuni-los de forma que pudessem articular seus projetos e, ainda, dialogar, propiciando uma compreensão compartilhada de situação. Os docentes deram também várias sugestões de melhorias em processos planejativos futuros, favorecendo a continuidade da PEC no PGCA, tais como: adequações ao cronograma, realização de reuniões ampliadas para monitoramento, maior foco nos processos pedagógicos, entre outras. A partir da aplicação da PEC no PGCA fizemos uma proposição metodológica para os PPGs da Unir, ressalvada a devida adaptação a cada contexto. Os resultados possibilitaram que visualizássemos a PEC como uma proveitosa tecnologia social que propicia aos PPGs atingir mais plenamente suas potencialidades, pois com a PEC são estruturadas as bases para que o programa dialogue com o seu meio, produza ações de impacto científico e social, tenha relevância na sua região geográfica de influência e área científica de atuação. Dessa forma, é possível desenvolver e consolidar o PPG, otimizando suas contribuições científicas e sociais. Por fim, sugerimos continuação da aplicação da PEC com pesquisas multicaso e longitudinais para aprimorar este modelo de planejamento na gestão da pós-graduação na Universidade Pública. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-08T14:19:37Z No. of bitstreams: 1 MAGALHAES_L_S_2016_Dissertacao_Mestrado_Profiap_UNIR.pdf: 1607863 bytes, checksum: e565eefd0da5b32e01635e1f82dc76b6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-08T14:19:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAGALHAES_L_S_2016_Dissertacao_Mestrado_Profiap_UNIR.pdf: 1607863 bytes, checksum: e565eefd0da5b32e01635e1f82dc76b6 (MD5) Previous issue date: 2016 | en |
dc.subject | Planeação Estratégica e Comunicativa – PEC | pt_BR |
dc.subject | Programas de Pós-Graduação | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal de Rondônia | pt_BR |
dc.title | Metodologia Pec - planeação estratégica e comunicativa: aplicação em um Programa de Pós-Graduação de uma Universidade Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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