Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1901
Título: Ambientalismo, conhecimento tradicional e reservas extrativistas na Amazônia legal: a visão dos técnicos do Instituto Chico Mendes
Autor(es): Menezes, Daniel Santos
Palavras-chave: Ambientalismo
Tipos de Conhecimento
Reservas Extrativistas
ICMBIO
Extrativismo
Data do documento: 2008
Citação: MENEZES, Daniel Santos. Ambientalismo, conhecimento tradicional e reservas extrativistas na Amazônia Legal: a visão dos técnicos do Instituto Chico Mendes. Dissertação (Mestrado em Administração), Fundação Universidade Federal de Rondônia, Núcleo de Ciências Sociais. Porto Velho, RO. [s.n], 2008.
Resumo: O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) herdou do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) parte de seus recursos humanos e suas atribuições. Com isso, o ICMBIO herdou também a complexidade do pensamento ambientalista existente no IBAMA, os conflitos, complementaridades e contradições entre as vertentes desse pensamento. A partir da classificação do ambientalismo nas vertentes preservacionista, sustentabilista e sócio-ambientalista, a pesquisa objetivou analisar as relações existentes entre essas vertentes e as concepções sobre o conhecimento tradicional, visões de Reservas Extrativistas (RESEX) e extrativismo, procurando-se compreender como os técnicos do ICMBIO enfrentam essas relações. É uma pesquisa do tipo levantamento com corte transversal. A população consistiu dos servidores com formação acadêmica superior em atividade nas unidades de conservação federais na Amazônia Legal ou em suas coordenações regionais. Utilizou-se de questionário com questões adotando escala do tipo Likert, a partir de indicadores elaborados com fundamento na literatura. O questionário foi disponibilizado na internet para preenchimento on-line. Foi utilizada a análise de freqüências e partições cruzadas com diretorias e coordenações, formação acadêmica e estado da federação. Os resultados indicaram a presença de um ambientalismo misto, composto por contribuições das várias vertentes. Pelos resultados, constatou-se que a predominante é a preservacionista. As visões de conhecimento também apareceram de forma composta. A visão do conhecimento dialógico ou saber ambiental é a concepção predominante. A concepção das RESEX enquanto unidade de conservação que concilia preservação e justiça ambiental é predominante na visão dos técnicos do Instituto. O extrativismo é visto como viável economicamente, desde que sejam realizados investimentos adequados. Por meio da análise fatorial foi selecionado o grupo de variáveis que explicasse a maior variância dos posicionamentos. O grupo selecionado foi denominado de sócio-ambientalista, em razão de seu conteúdo. A análise de clusters hierárquicos gerou três classes de respondentes que foram denominadas, respectivamente, de: favoráveis ao sócio-ambientalismo, sócio-ambientalistas moderados e opositores ao sócio-ambientalismo. Os servidores se distribuíram quase eqüitativamente pelas três classes. Relações significativas entre essas classes e algumas formações acadêmicas, diretorias e estados de exercício dos servidores foram encontradas.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Administração (PPGMAD) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito para obtenção do título de mestre.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1901
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Defendida - Versão Final - Daniel.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.