Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1908
Título: Gestão do conhecimento: análise sobre instrumentos de Tecnologia de informação como meios facilitadores de Controle social no âmbito municipal
Autor(es): Oliveira, Hugo Viana
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Tecnologia da Informação
Governabilidade pública
Rondônia
Data do documento: 2011
Resumo: A responsabilidade de promover a ampla publicidade das ações e a facilidade de acesso aos instrumentos de tecnologia da informação faz com que os agentes públicos, na busca de atender aos requisitos legais, promovam uma série de ferramentas corporativas de compartilhamento da informação, convencionalmente chamados de portais. Tais ferramentas, por vezes, ignoram preceitos de usabilidade e disponibilizam informações pouco intuitivas aos anseios da população. Neste prisma, o objetivo desta pesquisa foi avaliar o nível de desenvolvimento das ferramentas de tecnologia da informação utilizadas pelas prefeituras municipais do estado de Rondônia, visando oferecer subsídios ao acompanhamento e controle da sociedade. O referencial teórico foi organizado em três perspectivas: a primeira observa a contribuição da tecnologia da informação sobre a gestão do conhecimento organizacional, apresentando meios de estruturar e organizar o conhecimento em instituições. A segunda analisa as ferramentas de tecnologia da informação subsidiando a governabilidade pública e o accountability social. E, na terceira perspectiva, descreve o programa federal Governo Eletrônico o qual trabalha ações modernizadoras vinculadas à administração pública. Posteriormente, através de fontes bibliográficas, foram estabelecidos critérios para a avaliação das ferramentas tecnológicas, etapa que destacou três classificações de avaliação: conteúdo informacional disponibilizado, estágio dos serviços prestados e melhores práticas de organização de ferramentas tecnológicas. Deste modo, a coleta de dados ocorreu sobre os trinta e três municípios rondonienses que dispunham de ferramentas, estilo portal, como forma de compartilhamento de informação. Onde, os achados da pesquisa demonstraram que embora a internet seja um meio eficiente de promover o accountability público, poucos municípios utilizam de tal ambiente de forma eficaz e intuitivo à sociedade. Por fim, como contribuição, o trabalho apresenta uma sugestão de estruturação da informação a fim de possibilitar o rápido acesso aos dados, auxiliando o controle social e a tomada de decisões.
Descrição: Dissertação apresentado ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Administração da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do Grau de Mestre em Administração.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1908
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Hugo Viana Oliveira.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.