Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1911
Título: Novo pensamento na administração judiciária como perspectiva para realização das metas estratégicas: estudo dos modelos mentais no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia
Autor(es): Cidade, Ione Grace do Nascimento
Palavras-chave: Modelos Mentais
Complexidade
Administração Judiciária
Data do documento: 2010
Citação: CIDADE, I. G. do N. Novo pensamento na administração judiciária como perspectiva para realização das metas estratégicas: estudo dos modelos mentais no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2010.
Resumo: Este estudo verificou como os modelos mentais presente nos gestores podem interferir no desempenho das metas estratégicas da organização, numa realidade de profunda complexidade. A pesquisa foi realizada no Poder Judiciário do Estado de Rondônia - PJRO, que busca melhorar a qualidade dos serviços prestados por meio da implantação do Plano Estratégico. A abordagem sobre modelos mentais fez-se na perspectiva de Johnson-Laird, que propõe que os modelos mentais são representações internas que correspondem analogamente ao que está sendo representado. É importante compreender que os modelos mentais são ativos e, consequentemente, determinam não apenas a forma como os sujeitos entendem o mundo, mas também suas formas de agir. É, ainda, a forma como os modelos mentais moldam a percepção dos sujeitos que tem grande importância no mundo das organizações, pois orientam a definição do seu modelo mental de gestão. A abordagem sobre a complexidade considerou a Teoria da Complexidade, para qual a realidade é inacabada, sendo preciso reconhecer essa incompletude e a incerteza da realidade, pontuando, ainda, a interdependência entre todos os fenômenos, onde o homem é parte integrante e essencial. Logo, o pensamento da complexidade dentro das organizações, emana do desafio em favorecer uma nova forma de pensamento às pessoas. A metodologia utilizada foi o estudo exploratório e descritivo e a análise considerou a técnica qualitativa análise de conteúdo. Os dados foram do tipo primário, coletados por meio de entrevista estruturada, construção de desenho e notas. Este estudo sinalizou que, embora persista no PJRO a tomada de decisão baseada na perspectiva de modelos mentais estabelecidos a partir da visão de mundo mecanicista, com ranços da burocracia, a manifestação de modelos mentais flexíveis a novas sínteses decorrentes de novas informações adquiridas, apontam uma perspectiva favorável à realização das metas estabelecidas.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Jorge L. C. Oliveira. Coorientador(a): Profª Dra. Maria Berenice A da C. Tourinho.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1911
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão Final - DISSERTAÇÃO - NOVO PENSAMENTO NA ADM. JUDICIÁRIA - Ione Grace.pdf698,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.