Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1913
Título: Perfil de incubadora tecnológica em face aos arranjos produtivos locais na municipalidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia, Brasil
Autor(es): Pereira, Willians de Paula
Palavras-chave: Arranjos Produtivos Locais
Incubadoras Tecnológicas
Inovação
Data do documento: 2014
Citação: PEREIRA, W. de P. Perfil de incubadora tecnológica em face aos arranjos produtivos locais na municipalidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia, Brasil. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: Esta pesquisa apresenta como deveria ser a estruturação do perfil de Incubadora Tecnológica em face aos Arranjos Produtivos Locais do município de Porto Velho, no estado de Rondônia. O trabalho foi desenvolvido amparado pelas Teorias da Contingência e dos Sistemas, pelos conceitos de Arranjos Produtivos Locais e Incubadoras Tecnológicas. Foram levantados os principais perfis de Incubadoras Tecnológicas no contexto pesquisado, a partir de então, o estudo se desenvolveu orientado pelos objetivos (a); identificar os Arranjos Produtivos Locais de Porto Velho (b); construir um modelo de Incubadora Tecnológica para os Arranjos Produtivos Locais na Municipalidade de Porto Velho, considerando a sustentabilidade na Amazônia Legal (c) analisar o perfil de incubadora tecnológica ideal para os Arranjos Produtivos Locais na municipalidade de Porto Velho. O problema discutido diz respeito a que sem a utilização da parceria entre Incubadoras, Arranjos Produtivos Locais e Empreendedores aumenta a vulnerabilidade das empresas de inovações nascidas fora desse meio. O preparo da pesquisa seguiu a Metodologia do Estudo de Caso com suporte de dois Grupos de Foco, sendo um de gestores públicos e outro de professores e pesquisadores de instituições de ensino profissionalizante, superior e de pós-graduação. Como resultado da pesquisa, a estruturação dos Arranjos Produtivos Locais de Porto Velho foi considerada, em conjunto com a estruturação de uma Incubadora Tecnológica que atenda às demandas da cadeia produtiva. A dissertação atendeu à hipótese que versa sobre o perfil de Incubadora Tecnológica, cuja estrutura no município é a que desenvolve inovações no setor de fruticultura e Porto Velho já suporta o desenvolvimento de organizações passíveis de promover o avanço tecnológico da região, porém ponderando a estruturação do Arranjo Produtivo Local como fator determinante para a criação desse tipo de Incubadora.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Flávio de São Pedro Filho.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1913
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v.10 - Dissertação - Perfil de Incubadora Tecnológica em Face aos Arranjos Produtivos Locais na Municip.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.