Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1920
Título: Análise do Impacto da Tecnologia da Informação nas variáveis estratégicas do Ministério Público do Estado de Rondônia
Autor(es): Leandro, Marcos Roberto de Lima
Palavras-chave: Impacto da TI
Variáveis estratégicas
Tecnologia da informação
Ministério Público de Rondônia
Data do documento: 2015
Citação: LEANDRO, M. R. de L. Análise do Impacto da Tecnologia da Informação nas variáveis estratégicas do Ministério Público do Estado de Rondônia. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: Altos investimentos em tecnologia da informação têm se tornado frequente nas organizações públicas e privadas, contudo, em tempos de constantes crises econômicas, é necessário o uso eficiente e eficaz dos recursos orçamentários, que estão cada vez mais limitados. A mensuração e monitoramento dos impactos da TI nas organizações têm se mostrado necessários para identificar a efetividade das soluções tecnológicas aplicadas em suas estruturas, bem como auxiliar no processo de tomada de decisão de novos investimentos e adoção de estratégias na área de TI. Esta dissertação tem o objetivo de analisar como a tecnologia da informação impacta nas variáveis estratégicas de uma organização pública. Neste estudo será analisado o caso do Ministério Público do Estado de Rondônia, que nos últimos anos registrou investimentos relevantes em tecnologia da informação e assumiu uma posição de destaque na área tecnológica entre os Ministérios Públicos do Brasil. A pesquisa é de caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Utilizou-se os procedimentos e instrumentos metodológicos de pesquisa documental e entrevista com os gestores da área de TI do Ministério Público. Para identificação e análise do impacto da TI foram utilizados o Planejamento Estratégico Institucional, o Plano Geral de Atuação, o Planejamento Estratégico de TI, o Plano Diretor de TI e relatórios gerenciais da área de TI. Constatou-se que todas as variáveis estratégicas organizacionais do Planejamento Estratégico do Ministério Público de Rondônia são impactadas pela TI, tendo como destaque as variáveis Eficiência Operacional e Infraestrutura. Outro fato importante encontrado, foi a confirmação do alinhamento do Planejamento Estratégico com as ações de TI, que desde a análise do impacto dos objetivos estratégicos até o Portfólio de TI, apresentaram destaque para as variáveis Eficiência Operacional e Infraestrutura, evidenciando o investimento financeiro e operacional da instituição nessas áreas. Diante dos resultados do estudo, conclui-se que o Ministério Público na área de TI busca a informatização de suas rotinas administrativas e finalísticas e a manutenção de seu parque tecnológico atualizado.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Tomás Daniel Menéndez Rodríguez.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1920
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Marcos Leandro-PPGA.pdf7,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.