Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1926
Título: Concepções Ambientais em organizações ambientalistas
Autor(es): Silva, José Kennedy Lopes
Palavras-chave: Organizações ambientalistas
Movimento ambientalista
Concepções ambientais
Data do documento: 2014
Citação: SILVA, J. K. L. Concepções Ambientais em organizações ambientalistas. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: Surgidas nas esteiras e com apoio nas diretrizes dos movimentos sociais e movimento ambientalista, as organizações ambientalistas são importantes para a prática e desencadeamento das políticas de desenvolvimento sustentável. Essas organizações militam e participam ativamente da construção de estratégias, estudos e práticas ambientais, as quais têm o ensejo de diminuir a degradação ambiental no planeta. Portanto, essas organizações, surgidas como contraponto ao agravamento da degradação ambiental, supostamente têm como função primordial proteger a natureza e são pautadas por concepções ambientais e compromissos ideológicos que orientam sua atuação. Discutir essas questões é fundamental para compreender esse tipo de organização. Por isso, o objetivo principal desta pesquisa foi compreender as concepções ambientais que norteiam a atuação das organizações ambientalistas. Na base teórica discute-se as principais concepções ambientais identificadas na literatura, principalmente nos trabalhos de Antônio Carlos Diegues, Eduardo J. Viola, Joan Martinez-Alier e Enrique Leff. A identificação dessas concepções ambientais é importante para entender a gestão e atuação das organizações ambientalistas, pois é necessária a busca da compreensão de como as concepções são inseridas e desenvolvidas nessas organizações, qual a influência nos modos de atuação e nas práticas organizacionais. O lócus de pesquisa são três organizações ambientalistas, duas situadas em Mato Grosso e uma em Rondônia. Em Mato grosso, a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE-MT), com sede em Cáceres-MT e o Instituto Ouro Verde (IOV), com sede em Alta Floresta; em Rondônia, na capital Porto Velho, a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé (KANINDÉ). Foi realizada pesquisa qualitativa com estudo de casos múltiplos. Como estratégias, foram feitas observação-participante, entrevista semiestruturada e análise documental. As entrevistas foram realizadas com dois gestores de cada organização. Os dados secundários foram obtidos pela análise dos principais documentos das organizações. A observação-participante visou a imersão do pesquisador no ambiente da pesquisa. Foi constatado que as concepções ambientais não são discutidas em plano estratégico pelas organizações ambientalistas, o que resulta nas diversas características e indicadores de concepções ambentais. Foram encontradas diversas concepções ambientais que influenciam a atuação e gestão das organizações, com predominância para a presença das concepções socioambientalista e justiça ambiental. O conservacionismo foi identificado apenas na organização Kanindé. Em relação aos compromissos ideológicos, foram identificadas as presenças da visões ecossocialista e ecorrealista.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Osmar Siena.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1926
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Concepções Ambientais em Organizações Ambientais - José Kennedy Lopes Silva.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.