Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1928
Título: Incubadoras de empresas como estratégia indutora de desenvolvimento no estado de Rondônia
Autor(es): Oliveira, Renata dos Santos Luz de
Palavras-chave: Incubadoras de empresas
Infraestrutura
Benchmarking
Data do documento: 2014
Citação: OLIVEIRA, R. dos S. L. de. Incubadoras de empresas como estratégia indutora de desenvolvimento no estado de Rondônia. 2014. 73 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: Esta dissertação tem como propósito evidenciar a estratégia de infraestrutura na implantação de incubadoras de empresas, como indutoras de alinhamento para o desenvolvimento do protótipo politico, objeto no Estado de Rondônia, a partir do benchmarking realizado na INOVA/UFMG, que adota os modelos criados pelas universidade de Cambridge e Havard para apoiar o desenvolvimento tecnológico e o surgimento de novas ideias. Observam-se que os fatores ambientais execem forte influência na estruturação e organização de incubadoras de base tecnológica. Rondônia tem muitos empreendedores por necessidades e/ou oportunidades, mas ainda encontra fortes dificuldades para a implantação de incubadoras, por vários motivos, dentre eles: a falta de uma lei estadual de Inovação Tecnológica, a dificuldade e desconhecimento de propriedade intelectual e industrial, a pouca exploração de transferência tecnológica, as poucas iniciativas de aporte de capital de risco em empresas emergentes, o despreparo dos vários agentes frente a oportunidades, o desconhecimento de programas de fomento. Recomenda-se, na estruturação de uma incubadora de empresas, que ela esteja inserida num ambiente de inovação com apoio político e tenha acentuado plano estratégico, pois seu grande desafio é a busca por parcerias de vários setores da sociedade, a otimização de recursos financeiros. O impacto ambiental e estrutural na formação desse mecanismo é vital para o alcance do sucesso.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. José Moreira da Silva Neto.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1928
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INCUBATOR-DISSERTAÇÃO-FINAL-25.02.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.