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dc.contributor.authorBravim, Jhordano Malacarne-
dc.date.accessioned2017-12-11T19:39:58Z-
dc.date.available2017-12-11T19:39:58Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBRAVIM, J. M. Benchmark da Governança de TI para as Instituições Federais de Ensino. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1932-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Rodríguez, Tomas Daniel Menéndez.pt_BR
dc.description.abstractA governança de tecnologia da informação (TI) como uma parte da governança corporativa possibilita às organizações usufruir das vantagens relacionadas à TI, de forma a capitalizar as oportunidades e aumentar a vantagem competitiva. No âmbito da administração pública, a governança promove formas do Estado se tornar mais eficiente e garantir os princípios da transparência e prestação de contas. No contexto do Brasil, o Tribunal de Contas da União (TCU) lidera as ações quanto à implementação da Governança de TI nos órgãos públicos federais por meio de regulamentação e monitoramento realizados desde 2007. Estas ações permitiram identificar que há um cenário heterogêneo entre as instituições da administração pública federal, demonstrando que muitas possuem índices distantes do aceitável ao comparar com os modelos de boas práticas. Diversas variáveis podem influenciar na governança de TI das organizações e, um padrão de referência para que as instituições possam comparar seus resultados identificando pontos que se busca melhorar na instituição com as vantagens promovidas pela TI. Por isso, este trabalho visou estabelecer um benchmark da governança de TI para as instituições federais de ensino avaliadas pelo TCU que permite compreender quais são as características que mais influenciam o seu resultado, servindo como base para que gestores tomem decisões quanto aos fatores que devem receber esforços para subsidiar políticas institucionais que foquem na melhoria do desempenho por meio da área de tecnologia da informação. Este benchmark é estabelecido com a realização de uma pesquisa descritiva e documental, com abordagem quantitativa, que utilizou dados das 44 variáveis que representam as respostas do questionário do levantamento do índice de governança de TI e o perfil de 88 instituições de ensino federais dentre o universo de 337 instituições avaliadas pelo TCU no ano de 2012. Os resultados são encontrados com a combinação das técnicas da análise fatorial e da regressão linear múltipla, que identificou dentre todas as variáveis, apenas 16 conseguem explicar 96,7% do índice de governança de TI nestas instituições. Sendo assim, o benchmark é apresentado com estas variáveis devidamente ponderadas e agrupadas em 9 categorias que representam elementos constantes na estrutura de governança de TI identificadas na literatura.pt_BR
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-11T19:39:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 disssertacao_Jhordano_assinada (1).pdf: 2122280 bytes, checksum: cc18a376a882f0be3c268643546ba64e (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.subjectGovernança de TIpt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectBenchmarkpt_BR
dc.subjectAnálise Fatorialpt_BR
dc.subjectRegressão Linear Múltiplapt_BR
dc.titleBenchmark da Governança de TI para as Instituições Federais de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

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