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Título: Produção científica brasileira sobre competências organizacionais
Autor(es): Silva, Rádeo Sousa
Palavras-chave: Competências organizacionais
Produção científica
Bibliometria
Redes sociais
Meta-Estudo
Data do documento: 2014
Citação: SILVA, R. S. Produção científica brasileira sobre competências organizacionais. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2014.
Resumo: Investigações acerca dos campos ou áreas de conhecimento ou, ainda, sobre os campos do saber científico têm evoluído e contribuído na avaliação e análise de produção científica diversa. Este tipo de investigação objetiva reunir informações sobre as fases de desenvolvimento do campo, paradigmas, comunidades ou grupos de pesquisa envolvidos, instituições, veículos de comunicação, agentes pesquisadores, dentre outros aspectos. Em tais investigações se constata a ampla utilização de técnicas bibliométricas e/ou meta-análises ou meta-estudos para aferição de resultados, aliados, também, ao uso da Análise de Redes Sociais (ARS). Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo foi caracterizar a produção científica brasileira e as redes de relacionamento oriundas do acervo pertencente ao campo das competências organizacionais no período de 1991 a 2013. O delineamento desta pesquisa partiu da concepção pragmática, de método misto, com adoção de procedimentos baseados em estratégia concomitante, sem aplicação de comparação ou triangulação entre os dados. Quanto aos meios, esta pesquisa classifica-se como documental. Quanto aos fins, classifica-se como descritiva. A partir de universo contendo 502 registros de publicações foram selecionadas 243 produções que abordavam o campo. Para a análise e representação dos dados coletados foram utilizados procedimentos oriundos da bibliometria, seguidos de Análise de Redes Sociais (ARS). Como principais resultados constata-se que quanto à composição documental do acervo destaca-se o ano de 2010, como o período com maior número de publicações. Dos temas identificados, a formação e o desenvolvimento de competências organizacionais é o mais abordado. As referências analisadas destacam-se os autores Coimbatore Krishnarao Prahalad, Gary Hamel, Afonso Carlos Correa Fleury, Maria Tereza Leme Fleury, Michael Porter, Jay Barney, Philippe Zarifian e Edith Penrose. A análise da rede de pesquisadores proporcionou a identificação de 51 agrupamentos de pesquisadores com interações quase inexistentes. Os pesquisadores do campo foram classificados entre continuantes, transientes, one-timers, entrantes e retirantes. A produção científica brasileira em competências organizacionais, quando comparada a de outros campos, tem pequeno número de artigos científicos publicados, traduzindo-se em reduzido número de pesquisadores e concentração de capital intelectual em pouquíssimas instituições. A tendência evolutiva das publicações é de queda na produção científica. A fragmentação da rede de pesquisadores denota a necessidade de maior interação entre seus integrantes. A sustentação teórica, fundamentada em autores norte-americanos, franceses e brasileiros, indica o uso de diferentes termos e expressões para denominar competências organizacionais. Outros autores mencionam, até mesmo, subclassificações. A produção científica brasileira no campo se desenvolveu ao longo do período investigado, contudo, em proporções menores que outras áreas de pesquisa.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Osmar Siena.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1933
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