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dc.contributor.authorBatista, Creuza Gomes-
dc.contributor.authorCavalcante, Fábio Robson Casara-
dc.date.accessioned2017-12-13T21:05:39Z-
dc.date.available2017-12-13T21:05:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1938-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia como requisito final para a obtenção do Título de Mestre em Administração.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo versa sobre a integração da Amazônia, apesar das características em comum dos municípios localizados na Amazônia Ocidental, os níveis de desenvolvimento local são distintos. Ao compará-los, percebe-se grande diferença quanto ao potencial econômico. O objetivo geral desta pesquisa é identificar a dinâmica dos setores industriais do novo processo concorrencial em curso pela Rodovia 319, a partir da Teoria Institucionalista de Douglas North. Trazendo como objetivos específicos: Levantar a história econômica de Porto Velho/RO e Manaus/AM (1); realizar análise comparativa da Matriz Institucional de Porto Velho/RO e Manaus/AM (2); e, construir e analisar o índice de competitividade das indústrias de Porto Velho/RO (3). A pesquisa está fundamentada na Teoria Institucionalista que tem base no campo organizacional onde ocorre o espaço de trocas, práticas, materiais, culturais e simbólicas. A pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Quais os setores industriais apresentam-se mais dinâmicos e mais susceptíveis ao novo processo via rodovia entre Rondônia e Amazonas? Para isso, aplicou-se o Método hipotético dedutivo, de abordagem quali-quantitativa. Os resultados apontam taxa média aproximadas de evolução populacional; taxa média distintas de crescimento econômica; e declínio acentuado na manutenção de posto de trabalho (1); Constatou-se que os municípios possuem matriz institucional estruturada, porém apresentam resultados discrepantes (2); Observou-se índice geral da competitividade das indústrias de Porto Velho como regular (3). Conclui-se que os setores de confecção, mecânica e construção civil apresentam-se como os mais dinâmicos. Esta tarefa interessa a administradores compromissados com competitividade com intuito de propiciar das indústrias rondonienses.pt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectTeoria Institucionalpt_BR
dc.subjectDouglas Northpt_BR
dc.titleDinâmica dos setores industriais na integração da Amazônia: uma análise a partir da Teoria Institucionalista de Douglass Northpt_BR
Appears in Collections:PPGA/PVH - Mestrado em Administração (Dissertações)

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