Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1946
Título: Análise do capital social em uma instituição educacional no município de Porto Velho - Rondônia
Autor(es): Oliveira, Ricardo Alves
Palavras-chave: Capital Social
Desempenho
Educação
Data do documento: 2015
Citação: OLIVEIRA, R. A. Análise do capital social em uma instituição educacional no município de Porto Velho - Rondônia. 2015. 82 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: A educação é a base para o desenvolvimento de uma nação e uma das obrigações básicas do nosso governo é prover educação boa e gratuita a toda a população, cenário esse ainda distante da nossa realidade. Contudo, mesmo nesse cenário com tanta desigualdade de recursos entre a rede pública e a privada, existem escolas que se destacam e uma dessas é a Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Bento da Costa. Como isso é possível? O que ocorre nessa Escola que a diferencia das outras escolas públicas e a coloca no mesmo nível de desempenho das Escolas Privadas? O Objetivo desta pesquisa foi analisar como os elementos das dimensões do Capital Social se manifestam nos atores envolvidos no Projeto Terceirão da Escola Professor João Bento da Costa. Robert Putnam(2005) em seu estudo sobre a Itália demonstrou que há uma forte correlação entre modernidade econômica e desempenho institucional e que este desempenho correlaciona-se à natureza da vida cívica, ao Capital Social, esse conjunto de laços e normas de confiança e reciprocidade contidos numa comunidade que facilitam a produção de capital físico e capital humano, explicando o melhor desempenho da Região Norte em relação a Região Sul da Itália. A pesquisa foi exploratória, com fonte secundária de dados e estudo de caso. A realização deste estudo ocorreu em três etapas: a fase exploratória, a revisão de literatura e a pesquisa de campo. Durante a fase exploratória da pesquisa foram identificadas as melhores escolas do estado de Rondônia, usando como base os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Em sequência, foi utilizado na escola estadual com maior nota uma versão adaptada do Questionário Integrado para Medir Capital Social (QI-MCS) do banco Mundial, de modo a encontrar evidências do Capital Social de Putnam a partir dos resultados obtidos nessa Escola. Ao levantar o ranking geral do estado de Rondônia, a única Escola Estadual a aparecer no Ranking das 10 melhores foi a Escola João Bento da Costa, ocupando o 2º lugar do Ranking. A Escola também não possui o mais alto índice de Qualificação Docente e recebe a mesma Verba per capita do PROAFI que as demais escolas estaduais. Depois de todas as análises, com a aplicação da versão adaptada do QI MCS as evidências de Capital Social Institucional apareceram. É uma escola com cenário e recursos iguais aos de outras da rede estadual, mas a interação e o trabalho conjunto se traduzem em desempenho acima da média, colocando a Escola em um nível de desempenho acima de quase todas as Escolas Particulares, sendo superada apenas pelo Colégio Classe A. O seu “Projeto Terceirão” possui desempenho institucional superior ao compatível com o nível socioeconômico da Escola, destaca-se das outras Escolas estaduais e concorre em igualdade com as melhores escolas privadas do estado de Rondônia.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Profª. Dra. Gleimíria Batista da Costa.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1946
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ricardo Alves Oliveira - Versão CD.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.