Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1947
Título: Relações interorganizacionais da cooperativa central de comercialização extrativista do Acre – cooperacre
Autor(es): Oliveira, Ronilson de
Palavras-chave: Relações Interorganizacionais
Redes Sociais
Extrativismo da Castanha-da-Amazônia
Data do documento: 2016
Citação: OLIVEIRA, R. de. Relações interorganizacionais da cooperativa central de comercialização extrativista do Acre – cooperacre. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2016.
Resumo: As riquezas existentes na Região Amazônica tornam-na especialmente atrativa, tanto para os estudiosos quanto para aqueles que buscam seus recursos com objetivos financeiros. Contudo, aspectos dessas riquezas precisam ser melhor compreendidos antes de se tornarem objeto de exploração econômica, e mesmo aqueles que já se constituem em fonte de geração de rendas necessitam ser entendidos para que se tornem mais ajustados aos sistemas existentes e/ou possam ser replicados em outros espaços. Esse trabalho analisa um aspecto especialmente rico da Amazônia: suas organizações. Muitas organizações existentes nessa região são peculiares em relação às existentes em outras regiões, principalmente por sua relação com a floresta e seus recursos. Assim, este estudo objetiva identificar os relacionamentos interorganizacionais no espaço social de uma cooperativa central de comercialização extrativista no Acre – a COOPERACRE, e verificar os tipos de relações que a rodeiam, de forma a compreender sua importância para a construção e manutenção das estruturas institucionais presentes no campo organizacional, decorrentes do processo extrativo e de transformação da Castanha-da-Amazônia no Estado do Acre. Para tanto, foi realizada pesquisa de campo contando com a realização de entrevistas e aplicação de questionários semiestruturados e estruturados que, posteriormente, tiveram seus dados organizados e analisados com o apoio do software UCINET, versão 6.619, na versão freeware, especializado em análise de redes sociais. Os resultados demonstram a existência de uma rede estruturada em torno da organização focal COOPERACRE, que atua na disseminação das estruturas institucionais por meio da ação de isomorfismos mimético, coercitivo e normativo. As estruturas institucionais presentes se mostraram fortes a ponto de organizarem um segmento razoavelmente desestruturado em outros ambientes amazônicos similares. As descobertas feitas apontam para um fenômeno que se amplia, que pode modificar todo o ambiente ao seu redor e, inclusive, alterar instituições como: a propensão à ação individualista, a independência de ação de atores, as ações oportunistas e a visão de curto prazo nas transações e nos estabelecimentos de parcerias. Estas constatações das ações da COOPERACRE vêm repercutindo em todo o campo organizacional da Castanhada- Amazônia, na região estudada, e podem ensejar futuras pesquisas, mais específicas, para entender as repercussões desse arranjo institucional em outras comunidades extrativistas da Amazônia.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Theophilo Alves de Souza Filho.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1947
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ronilson de Oliveira - 2014.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.