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Title: Gestão da Permanência: um estudo sobre o perfil socioeconômico, permanência e evasão dos discentes do Curso de Bacharelado em Administração Pública da UAB/UNEMAT
Authors: Bisinoto, Gustavo Domingos Sakr
Keywords: Gestão da Permanência
UNEMAT
UAB
Evasão
EAD
Issue Date: 2016
Citation: BISINOTO, Gustavo Domingos Sakr. Gestão da Permanência: um estudo sobre o perfil socioeconômico, permanência e evasão dos discentes do Curso de Bacharelado em Administração Pública da UAB/UNEMAT. 2016. 169 f. : il. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.
Abstract: As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) associadas a um custo mais baixo, em comparação com a modalidade presencial, proporcionaram rápida expansão e interiorização da EaD no Brasil. Apesar de estar cercado de tecnologias, o problema da evasão nos cursos EaD também é uma realidade. As perdas de alunos que iniciam, mas não terminam os cursos geram impactos acadêmicos, econômicos e sociais. A problemática tratou dos fatores que motivam os alunos a tomarem a decisão de permanecerem ou se evadirem do curso, desdobrando-se nos objetivos, que consistem em analisar o perfil socioeconômico dos alunos e analisar os fatores mais motivadores e significativos que influenciam a tomada de decisão pelo aluno. Como embasamento teórico apresentou-se as políticas públicas que contemplam a educação superior brasileira, o histórico e a evolução da educação no Brasil, o conceito de EaD e sua evolução, o conceito de Gestão da Permanência e seus paradigmas, permanência e evasão no ensino superior e os modelos teóricos e empíricos sobre permanência e evasão, dentre os quais destaca-se o Modelo do Processo de Abandono de Spady (1970), Teoria da Integração de Tinto (1993), do Aprendizado de Vygotsky (1993), da Expectativa de Vroom (1995), dos estudos pioneiros de Rovai (2003) e da Causalidade da Evasão de Cislaghi (2008). A pesquisa possui característica descritiva, com método survey e abordagem quantitativa e qualitativa. Foi escolhido um nível de confiança de 95% e um erro amostral de 5%. A amostra compreendeu 246 alunos, sendo 186 permanentes e 60 evadidos. As questões foram validadas por especialistas da área e também pela estatística de confiabilidade do tipo Alpha de Cronbach, onde foi obtido um índice de 0,752, caracterizando alta confiabilidade. A situação problema foi diagnosticada e foi possível observar o contexto da realidade investigada para fins de comparação e ratificação dos resultados encontrados na pesquisa. Pôde-se concluir que a EaD exige metodologias de ensino desenvolvidas para atender as especificidades; a evasão ocorre de maneira acentuada, geralmente nos três primeiros semestres do curso; o perfil socioeconômico revelou predomínio do gênero feminino (para permanentes e evadidos), alunos possuem perfil adulto compreendido na faixa dos 25 a 34 anos, com vontade de estudar e aproveitar a chance ofertada e com salários compatíveis com a escolaridade atual; falta de políticas públicas específicas para a permanência dos alunos da UAB; os fatores que motivam os alunos a permanecer são o aperfeiçoamento dos conhecimentos, a obtenção de um diploma de nível superior e o interesse pela área/carreira; os fatores que motivam os alunos a evadirem são: acesso e locomoção ao polo, demora ou ausência de feedback dos agentes, falta de tempo para dedicar aos estudos e problemas pessoais. As dimensões relacionamentos, logística e comportamental são as mais significativas. Como recomendação, foi sugerida a implementação de um Plano de Ações que vise poderá reduzir a evasão, de modo a melhorar a qualidade do curso e os índices para Gestão da Permanência.
Description: Dissertação apresentada como requisito para obtenção de título de Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP), Instituição Associada Universidade Federal de Rondônia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1952
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

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