Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1957
Título: O uso do xadrez como mediador na educação matemática
Autor(es): Soares, Carlos Pereira
Palavras-chave: Xadrez
Mediação
Matemática
Data do documento: 2016
Citação: SOARES, Carlos Pereira. O uso do xadrez como mediador na educação matemática. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.
Resumo: O presente trabalho se debruçou sobre o uso do xadrez, como ferramenta mediadora, para melhorar a retenção dos saberes matemáticos de uma turma do curso técnico em eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Brasil. A pesquisa utilizou o tabuleiro para trabalhar as relações de área e a visualização gráfica dos movimentos das peças para abordar vetores. Ao trazer o xadrez para a sala de aula, buscou-se criar um ambiente lúdico, no intuito de envolver os alunos no processo ensino aprendizagem. A pesquisa envolveu cerca de 30 pessoas, dentre as quais alunos e professores que colaboraram com suas experiências relacionadas aos temas. O aporte teórico se baseou principalmente na teoria sócio-histórica de Lev Vygotsky, e na aprendizagem significativa de David Ausubel. Também foram vistos os estudos sobre a utilização do lúdico e dos jogos no ensino geral e de matemática. Nos fundamentos é trazido como o xadrez se tornou um elemento cultural e como o educador pode se apropriar dele para construir um ambiente educativo lúdico. O formato da pesquisa seguiu os preceitos da pesquisa-ação, que teve como elementos de coleta de dados a observação participante, os questionários e entrevistas. Para realizar a análise foi utilizada triangulação de dados fundamentada em Minayo (2010). Os resultados apontam que é possível através do xadrez criar um ambiente lúdico, sem perder o foco no processo educativo e obter resultados positivos quanto à aquisição e retenção de saberes matemáticos.
Descrição: Trabalho Final de Conclusão de CursoDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1957
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTA__O_CARLOS_PEREIRA_SOARES_1659010080.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.