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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1957
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Soares, Carlos Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T20:00:31Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T20:00:31Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Carlos Pereira. O uso do xadrez como mediador na educação matemática. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016. | - |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1957 | - |
dc.description | Trabalho Final de Conclusão de CursoDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se debruçou sobre o uso do xadrez, como ferramenta mediadora, para melhorar a retenção dos saberes matemáticos de uma turma do curso técnico em eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Brasil. A pesquisa utilizou o tabuleiro para trabalhar as relações de área e a visualização gráfica dos movimentos das peças para abordar vetores. Ao trazer o xadrez para a sala de aula, buscou-se criar um ambiente lúdico, no intuito de envolver os alunos no processo ensino aprendizagem. A pesquisa envolveu cerca de 30 pessoas, dentre as quais alunos e professores que colaboraram com suas experiências relacionadas aos temas. O aporte teórico se baseou principalmente na teoria sócio-histórica de Lev Vygotsky, e na aprendizagem significativa de David Ausubel. Também foram vistos os estudos sobre a utilização do lúdico e dos jogos no ensino geral e de matemática. Nos fundamentos é trazido como o xadrez se tornou um elemento cultural e como o educador pode se apropriar dele para construir um ambiente educativo lúdico. O formato da pesquisa seguiu os preceitos da pesquisa-ação, que teve como elementos de coleta de dados a observação participante, os questionários e entrevistas. Para realizar a análise foi utilizada triangulação de dados fundamentada em Minayo (2010). Os resultados apontam que é possível através do xadrez criar um ambiente lúdico, sem perder o foco no processo educativo e obter resultados positivos quanto à aquisição e retenção de saberes matemáticos. | pt_BR |
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dc.subject | Xadrez | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | O uso do xadrez como mediador na educação matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações) |
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