Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1961
Título: A produção de vídeo documentário em sala de aula: uma proposta de pesquisa-ação no processo de ensino-aprendizagem em geografia
Autor(es): França, Reginaldo Diógenes de
Palavras-chave: Pesquisa-Ação
Tecnologias da Informação e ComunicaçãoTIC
Ensino de Geografia
Data do documento: 2016
Citação: FRANÇA, Reginaldo Diógenes de. A produção de vídeo documentário em sala de aula: uma proposta de pesquisa-ação no processo de ensino-aprendizagem em geografia. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2016.
Resumo: Dado o contexto tecnológico da sociedade nesta contemporaneidade e o caráter visual demandado pelo ensino de Geografia, esta pesquisa investigou o uso da produção de vídeo documentário como estratégia pedagógica no ensino de Geografia, por meio de uma intervenção no processo de ensinoaprendizagem, na 3ª etapa do ano letivo de 2014, na turma do 1° Ano “A” do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no IFRO-Campus JiParaná-RO. Para isso elencou-se as categorias de análise Motivação, Aprendizagem e Interdisciplinaridade em Geografia, à luz das concepções teórico-metodológicas da pesquisa-ação educacional com enfoque qualitativo. A coleta de dados se deu através de questionários abertos e fechados e da observação participante. A interpretação dos dados foi realizada com base nas respostas objetivas e subjetivas dos questionários realizados pelos alunos, nas reflexões realizadas durante a observação participante e no referencial teórico desta pesquisa. Quanto à fundamentação teórica, para se discutir a pesquisaação, tomou-se como base estudos de Franco (2005) e Tripp (2005); para o ensino em Geografia, recorreu-se a Fazenda (1989), Castrogiovanni (2007), Kearcher (2005), Pinheiro (2006), Santos (1980), Barretto (2005), Menezes e Araújo (2014) Ferreira e Alves (2009); e para o uso das TIC na educação, fundamentou-se em Bévort e Belloni (2009), Valência (2012), Moran (1999), Costa e Santana (2009), Fortuna et all (2014), Hampe (2014), Ribeiro (2011) e Puccini (2009). Ao final, a pesquisa apontou para uma considerável melhoria na motivação, na aprendizagem e proporcionou a prática da interdisciplinaridade no ensino de Geografia. Dessa forma entende-se que o uso da produção de vídeo documentário como estratégia pedagógica, pode se tornar um importante aliado no processo de ensino-aprendizagem influenciando o desenvolvimento de uma educação mais eficiente na construção de conhecimentos mais duradouros e significativos para o educando.
Descrição: Trabalho Final de Conclusão de Curso - Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia, como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Educação Escolar
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1961
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Escolar (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTA__O_REGINALDO_DI_GENES_DE_FRAN_A_1028357309.pdf4,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.