Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1965
Título: A formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
Autor(es): Martini, Carma Maria
Palavras-chave: Formação de professores
Licenciatura em matemática
Prática pedagógica
Tecnologias de informação e comunicação
Tecnologia educacional
Data do documento: 2013
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições de uma licenciatura em matemática de Rondônia para a formação de docentes aptos a incluir as TIC à prática pedagógica, com base na análise do projeto pedagógico do curso, dos planos de ensino e da percepção dos egressos. Está embasada teoricamente em autores que discutem as especificidades da Sociedade da Informação, da formação docente e da inclusão das TIC. O presente estudo se caracteriza como sendo descritivo-exploratório e de abordagem qualitativa. O locus da pesquisa foi uma instituição de ensino superior privada de Rondônia, os participantes foram 28 egressos da Licenciatura em matemática do período de 2007 a 2011, que estavam atuando na educação básica. Os dados empíricos foram obtidos por meio de análise dos documentos pedagógicos institucionais, aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada. Após a obtenção, os dados foram tratados e analisados por meio da análise temática, uma modalidade da análise de conteúdo. Os resultados apontam que a Licenciatura em Matemática ofereceu aos egressos apenas rudimentos de informática e oportunidade de vivenciar algumas experiências de aprendizagem, em que as TIC eram utilizadas como meros recursos para reanimar velhas práticas de ensino, sem modificar as formas de ensinar e de aprender. Dessa forma, conclui-se que a mesma não contribuiu para a formação de professores aptos a incluir as TIC na prática pedagógica como faculdade de dinamização crítica e reflexiva, tampouco para enfrentar os desafios decorrentes dessa prática. A presente dissertação vai relatar o percurso de pesquisa e apresentar as condições dos egressos em atuação na educação básica para o uso das TIC na sala de aula.
Descrição: Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1965
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2513_dissertacao_carma_maria_martini.pdf705,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.