Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1967
Título: A presença de atividades músico- educativas no ensino fundamental em escolas de Porto Velho/RO
Autor(es): Neves, Silvia Regina Fernandes das
Amaral, Nair Gurgel do
Palavras-chave: Educação musica
Ensino Fundamental
Práticas músico-educativas
Data do documento: 2012
Resumo: Este estudo trata do ensino musical em contexto escolar. Através desta pesquia procurou-se investigar a presença de atividades músico-educativas em escolas da rede estadual de ensino, em Porto Velho/RO e região. O objetivo principal desta investigação é conhecer a situação do ensino musical desenvolvido nessas escolas. Outros objetivos propostos são: reconhecer a natureza destas atividades e as condições em que elas ocorrem; detectar quem são os responsáveis pelo desenvolvimento destas atividades, quais os objetivos propostos e os princípios teóricometodológicos que embasam essas iniciativas e os resultados obtidos. O referencial teórico para este trabalho é Swanwick e Kraemer, autores que tratam dos estudos sobre o ensino musical e as bases para definição de uma pedagogia da música, respectivamente. O método utilizado é o misto, onde diferentes técnicas se somam no intuito de melhor apreender o objeto de pesquisa. A pesquisa de campo se deu em duas fases: um levantamento, abrangendo 73 (setenta e três) escolas e um estudo de campo complementar, envolvendo 06 (seis) escolas, visando aprofundar o conhecimento da realidade pesquisada. A coleta de dados se deu através da aplicação de questionários, entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental, sendo que a análise dos dados foi realizada através de um processo simplificado de análise de conteúdo. Os resultados apontam para a existência de algumas atividades músico-educativas desenvolvidas nessas escolas, sem no entanto, distinguir a existência de uma política de educação, voltada para a implementação do ensino musical, no âmbito das escolas pesquisadas. As considerações finais destacam a importância em se conhecer a realidade do ensino musical que é praticado nas escolas, o que poderá contribuir para a ampliação das reflexões envolvendo professores, acadêmicos, pesquisadores e estudiosos em torno da ideia da inserção da música na educação básica, podendo vir a subsidiar discussões para definição de políticas pú- blicas de educação, para esta área. Outras temáticas são sugeridas, visando ampliar as discussões em torno da educação musical e sua presença na educação básica, nos diferentes sistemas de ensino.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação Stricto Senso em Educação, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, como requisito para obtenção do grau de Mestre em Educação
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1967
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1629_dissertacao_mestrado_educacao_unir_silvia_regina.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.