Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1978
Título: O currículo do curso de pedagogia da universidade federal de Rondônia de Porto Velho diante das mudanças no mundo do trabalho
Autor(es): Silva, Benilce Matos da
Palavras-chave: Projeto Pedagógico de Curso
Currículo
Educação e Trabalho
Data do documento: 2013
Resumo: No olhar dirigido à literatura encontraram-se debates que trazem perspectivas epistemológicas sobre currículo e, a partir destas, configuram-se diferentes análises do documento que organiza o curso de Pedagogia. No intervalo, entre maio de 1999 e junho de 2004, as varias iniciativas do Ministério da Educação, com relação a formação de professores e ao curso de Pedagogia, culminaram em uma nova proposição curricular a tal ponto que hoje a diversidade de estruturas exige que se preserve as iniciativas positivas e se estabeleça metas para o aprimoramento das discussões, das orientações e das políticas voltadas para a formação dos educadores em pedagogia. A discussão ensejada, nesta pesquisa, por ser bibliográfica e documental, de caráter descritivo, com abordagem qualitativa, trata de analisar documentos atinentes ao currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia no período compreendido de 2002 a 2013. Trata-se de explicitar como tais projetos foram propostos, cujo viés é buscar uma orientação interdisciplinar que fortalecesse uma interação teórica prática e o desenvolvimento das competências profissionais. A análise documental teve como assertiva basilar a relação entre a educação e o trabalho. Perceber essas peculiaridades possibilitou ao pesquisador examinar, com rigor, o cenário da formação do educador do curso de Pedagogia a partir da analise currículo frente às mudanças do mundo do trabalho. Duas questões foram pertinentes: a primeira refere-se à análise conjuntural da reestruturação produtiva e se a organização didática proposta pela Universidade garante a proficiência exigida pelo mercado. E a segunda refere-se aos projetos pedagógicos e se esses propõem uma formação para o mundo do trabalho. Assim, a pesquisa proporciona elementos para estabelecer um dialogo com os discursos contidos nos PPCs, cujas construções se propõem a uma formação inicial. Os teóricos que fundamentaram a pesquisa para delinear o processo educativo foram então Antunes (2009), Goodson (2001), Lombardi (2008), Maciel (1995) e outros, também fizeram parte deste estudo o clássico Marx, e para o viés histórico Heloani (2000), Hobsbawm (1995), Calas (2007), Shimora (2000), Bonano (2009), Facci (2004) e Tiezzi (2004). O estudo oferece resultados que se espera contribuir para a rediscussão do currículo do curso de Pedagogia, quer seja o de romper a lógica que sustenta esse currículo, quer seja de garantir a universalização das possibilidades geradas pelo processo histórico de desenvolvimento do gênero humano quanto à produção e reprodução da própria sociedade.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito para obtenção do Titulo de Mestre.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1978
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2530_dissertacao_benilce_matos_da_silva.pdf584,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.