Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1981
Título: Formação de professores de química na Amazônia: um estudo Na Universidade Federal de Rondônia
Autor(es): Ramos, Denny Vitor Barbosa
Palavras-chave: Formação de professores
Licenciatura em Química
Amazônia
UNIR
Data do documento: 2014
Resumo: A formação de professores é um tema muito discutido na atualidade. Os cursos de licenciatura em Química desde sua implantação no Brasil são apoiados em sua grande maioria no modelo da Racionalidade Técnica (Schön, 1983) cuja formação é realizada em 3 anos de formação técnica/científica e complementada com mais 1 ano de formação didática, conforme descrito por Saviani (2009). No Brasil, há aproximadamente 23.100 professores da educação básica que não são formados em Química, entretanto ministram aulas de Química nas escolas do país. A Universidade Federal de Rondônia é a única instituição pública de educação superior que tem a função de formar professores para atender a demanda deste profissional no Estado, tendo seu curso de licenciatura em Química implantado em 2002 e, a partir de 2006 disponibiliza professores para atender a educação da rede básica de ensino, e desta forma surge à questão problematizada deste texto dissertativo que é como ocorre o processo de formação de professores do curso de Química na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de formação do professor de Química na Universidade Federal de Rondônia/UNIR para atender ao perfil proposto em seu PPP, com destaque nas experiências vividas por seus protagonistas. A metodologia é qualitativa, do tipo estudo de caso, com aplicação de questionários com discentes, docentes, bem como análise documental, adotando a triangulação de dados como estratégia de análise dos resultados. Ao final desta pesquisa, conclui-se que neste curso mesmo com alterações no Projeto Pedagógico, esta licenciatura segue o modelo tradicional de formação, o corpo docente não possui formação pedagógica além de ter apenas um docente com formação em Educação. As disciplinas de formação pedagógica é departamentalizada dentro da instituição e esta deixa a desejar sobre a infraestrutura desde a falta de recursos multimídias e adequações nos laboratórios de ensino. Os discentes são de forma geral oriundos da rede pública de ensino e uma parcela foi formada na EJA.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no Curso de Mestrado Acadêmico em Educação, como requisito para obtenção do título de Mestre em Educação.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1981
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4064_denny_dissertacao.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.