Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1982
Título: O PDE e o gerenciamento das escolas da rede pública de Porto Velho-RO
Autor(es): Santos, Maria Luzia Ferreira
Souza, Marilsa Miranda
Palavras-chave: PDE
FUNDESCOLA
Escolas públicas de Porto Velho
Qualidade do ensino
Data do documento: 2014
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar o PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola), sua metodologia de execução e funcionamento em escolas públicas estaduais do município de Porto Velho e seus resultados em relação à gestão escolar e a qualidade do ensino no período compreendido entre 2008 e 2012. Buscamos identificar as principais políticas educacionais implantadas por meio da atuação do Banco Mundial, além de verificar a atuação e materialização dessas políticas nas escolas, verificando a organização da gestão escolar, orientada pelas diretrizes da política multilateral e a consequente vinculação das ações do PDE ao trabalho produtivo dos docentes. O PDE é um dos mais importantes programas do FUNDESCOLA (Fundo de Desenvolvimento da Escola) formulado e financiado pelo Banco Mundial para a educação brasileira. Foi implantado em quase todas as escolas do Estado de Rondônia, desde seu surgimento em 1998. Nesse eixo de discussões, fez-se necessário compreender as ações do imperialismo por meio da concepção dos princípios ideológicos neoliberais presentes nas políticas públicas em nosso país, e ressaltar a participação do Banco Mundial, como agente financiador de projetos educacionais, que busca consolidar o discurso da qualidade na educação. Para realização desse estudo, partimos de uma abordagem centrada no método do materialismo histórico-dialético, que possibilita integrar a parte ao todo e permite encontrar as determinações fundamentais e adjacentes do problema. Com o intuito de compreender a implementação e execução do PDE, o método permitiu confrontar o real no seu particular de modo a considerar o processo da totalidade que envolve a materialização de projetos educacionais nas escolas e as políticas educacionais. No processo em pauta, se coloca as novas formas de pensar e agir na escola, que convergem para os princípios da chamada “boa gestão escolar”, um conceito remodelado por meio dos critérios empresariais e em conformidade com a implementação de projetos educacionais compensatórios, a exemplo do PDE, objeto desta pesquisa. Contudo, ressalta-se que as ações implementadas pelo PDE, permanecem em nível superficial nas escolas, uma vez que não contribuem para a construção crítica dos processos que identificam a origem e determinação dos problemas de ensino-aprendizagem, objetivos a que se propõe o plano.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Strictu Senso em Educação, no Núcleo de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondônia como requisito para obtenção do Grau de Mestre em Educação.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1982
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3340_maria_luzia_dissertacao_unir_unir.2014.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.