Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1988
Título: Os paradigmas atuais da formação docente: olhares sobre o PIBID
Autor(es): Lima, Sara Passos de
Palavras-chave: Formação docente
Paradigma da prática-reflexiva
PIBID - Química
Data do documento: 2015
Resumo: Nesta pesquisa investigamos os atuais paradigmas da formação docente e a proposta de formação do PIBID de Química da UNIR. O objetivo central deste estudo buscou investigar em quais aspectos o PIBID contribuiu para a formação inicial dos ex-bolsistas de iniciação à docência do período de 2009 a 2013. O estudo tem uma abordagem qualitativa/exploratória e utilizamos os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários, entrevistas e análise documental. Os sujeitos da pesquisa foram oito egressas do curso de Química e expibidianas; dois coordenadores de área e; duas supervisoras do PIBID/Química da UNIR. Ao analisarmos os dados coletados, identificamos uma proposta de formação pautada no paradigma da prática-reflexiva diferentemente do modelo apresentado pelo currículo do curso de Química. Assim, o programa é um norteador para o desenraizamento da racionalidade técnica presente no curso de Licenciatura em Química da UNIR. Os principais resultados encontrados foram: maior articulação entre a teoria e prática; mobilização dos saberes da experiência aos licenciandos por meio do contato com a realidade escolar e com os coordenadores e supervisores; o ensino da Química pauta-se em fundamentos atuais, nos quais são priorizados uma função social dos conteúdos relacionando a disciplina com o contexto social e com uma aprendizagem significativa para a formação do cidadão; desenvolvimento de trabalhos em equipe e; metodologia baseada em ensino prático reflexivo. Embora haja alguns limitantes no programa, como: 1) não haver um prazo para a continuidade do programa, ou seja, pode ser encerrado a qualquer momento e; 2) não dar acesso a todos os estudantes de licenciatura, os aspectos positivos promovidos pelo programa em um curto espaço de tempo são singulares para a (re)construção da carreira docente e do ensino de Química.
Descrição: Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre ao Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Rondônia.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1988
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4531_dissertacao_versao_oficial_site_sara_passos.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.