Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1994
Title: Educação infantil na perspectiva da educação integral em Porto Velho – RO: possibilidades e constatações críticas
Authors: Marques, Luciene de Sousa
Keywords: Educação Infantil
Educação Integral
Educação em Tempo Integral
Issue Date: 2016
Abstract: Atualmente verifica-se que há falta de viabilização do acesso de um maior contingente de crianças de zero a cinco anos à educação infantil. No Brasil, o atendimento escolar a essa faixa etária ainda está longe de suprir a demanda existente (CAMPOS; ROSEMBERG; FERREIRA, 1995). O foco da preocupação com a educação infantil não pode estar somente voltado ao acesso dessas crianças, mas também às condições sob as quais se desenvolve essa primeira etapa da educação básica. Desse modo, urge a necessidade de aprimoramento dos serviços oferecidos à população na faixa etária de zero a cinco anos, com vistas a um atendimento integral e de qualidade. Diante dessa problemática a questão que norteou este estudo foi: Até que ponto às condições objetivas presentes nas escolas de Porto Velho – Rondônia, possibilitam a implementação da educação infantil na perspectiva da educação integral? Em consonância com este questionamento o objetivo geral foi: analisar se as condições objetivas presentes nas escolas de Porto Velho– Rondônia, possibilitam a implementação da educação infantil na perspectiva da educação integral. O estudo trata de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada no período de 2015 à 2016. Para o levantamento de dados foram utilizados instrumentos como: questionário e entrevista. Participaram como sujeitos da pesquisa cinco gestoras e quinze professoras, atuantes na educação infantil, da Rede Municipal de ensino do município de Porto Velho – RO. Os resultados da investigação permitiram inferir que para a possível efetivação da educação infantil na perspectiva da educação integral, em Porto Velho, seriam necessárias algumas mudança nas condições objetivas sobre as quais se desenvolve essa etapa da educação básica, em termos de melhoria das condições físicas, de infraestrutura do ambiente escolar, ampliação de espaços, formação específica dos profissionais, adequação do currículo, além do apoio dos familiares aos alunos. Com isso, conclui-se que para implantação da educação integral há necessidade de investimentos no âmbito da formação inicial e continuada de professores, na infraestrutura necessária ao funcionamento das instituições escolares, nos recursos didáticos, na melhoria e adequação dos currículos e das propostas pedagógicas, na relação estabelecida com as famílias das crianças, além do acompanhamento e fiscalização para o cumprimento das políticas para a Educação Infantil.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal de Rondônia,como requisito para a obtenção do título de Mestre em Educação.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1994
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - LUCIENE.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.