Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1995
Título: Política pública de avaliação educacional: o enem e o ensino médio em escolas públicas de Vilhena – RO
Autor(es): Cordeiro, Adriana de Deus
Palavras-chave: ENEM
Política pública de avaliação
Ensino Médio
Desempenho
Data do documento: 2017
Resumo: Neste trabalho a avaliação está na centralidade das políticas educacionais contemporâneas que se voltam para mensurar o desempenho de alunos em exames e testes padronizados. Nessa perspectiva, apresentou o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, como uma das políticas públicas de avaliação da educação brasileira. A questão que norteou esse estudo foi analisar as repercussões do ENEM em duas escolas públicas de Ensino Médio (Escolas A e B), do município de Vilhena – RO, em 2016, verificando sua finalidade e seus resultados. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. O aporte teórico está fundamentado em Maluf (1988), Pinho e Vasconcellos (2003) sobre a influência da ordem econômica na educação; em Kuenzer (1995), Leher (1999), Krawczyc (2011) e Rabelo (2013), sobre o neoliberalismo na educação e implementação dos sistemas de avaliação educacional no país; e também Frigotto (2012), Soares (2013) e Carneiro (2012) em relação ao ENEM e seus desdobramentos nos últimos anos da educação básica. Os dados da pesquisa de campo foram obtidos através do Projeto Político Pedagógico das escolas, de questionário semiestruturado, aplicado a seis professores e a trinta e dois alunos do Ensino Médio, nas escolas A e B; entrevista semiestruturada com dois gestores em ambas as escolas, sendo um diretor e um supervisor. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo em Bardin (2009) que direcionou os eixos temáticos e as categorias obtidas da pesquisa de campo. Os resultados obtidos demonstraram que o ENEM serve como elemento deflagrador de políticas públicas e de reorganização do currículo e da escola. Foi possível compreender que os mecanismos midiáticos do governo federal e de sites especializados, que apresentam os rankings de aprovação do ENEM intensificam a competitividade entre as escolas de Ensino Médio, evidenciando os valores quantitativos em detrimento do qualitativo. Nesse sentido, o exame tem cumprido o papel de garoto propaganda das escolas, principalmente as da rede privada.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Rondônia - PPGE/UNIR como requisito para obtenção do título de Mestre em Educação.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1995
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação final para impressão.pdf3,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.