Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2009
Título: Escola é um campo minado: o trabalho de gestores do ensino médio da rede estadual do acre e os efeitos subjetivos na saúde mental
Autor(es): Melo, Lucyana Oliveira de
Palavras-chave: Gestor de Ensino
Psicodinâmica do Trabalho
Saúde Mental
Subjetividade
Data do documento: 2015
Citação: MELO, L. O. de. “Escola é um campo minado”: o trabalho de gestores do ensino médio da rede estadual do acre e os efeitos subjetivos na saúde mental. 2015. 82f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Resumo: Este estudo buscou compreender o trabalho dos gestores do ensino médio da rede pública de ensino do município de Rio Branco, Acre e os efeitos subjetivos na saúde mental destes profissionais, a partir da perspectiva teórica da Psicodinâmica do Trabalho. Considerando o propósito da pesquisa, optou-se pela metodologia qualitativa a qual é adotada nas disciplinas sociais, no sentido de possibilitar uma maior compreensão do grupo a ser investigado. As pesquisas qualitativas são “capazes de incorporar a questão do significado e da intencionalidade como inerentes aos atos, às relações, e às estruturas sociais” (MINAYO, 2010, p. 22). Foram realizadas entrevistas com sete gestores, os quais apresentam tempo de gestão diferente; para um melhor entendimento dos resultados levantados, os comentários verbais foram divididos em três eixos temáticos: modelo de gestão democrática e a ideologia do gerencialismo na gestão escolar do ensino público do Acre, sobrecarga de trabalho e estratégias de enfrentamento do sofrimento e prazer no trabalho. Tais comentários foram desenvolvidos a partir da análise de conteúdo de Bardin (2002). Chegou-se a conclusão, entre outras coisas, que a atividade dos gestores do ensino médio da rede pública de Rio Branco tem uma sobrecarga de trabalho, pois estes profissionais precisam lidar com a complexidade de questões presentes nas escolas, as quais têm sido historicamente ocupadas e permanecem a sê-la, por modelos de gestão e de execução do trabalho oriundos diretamente do contexto industrial e de outras organizações econômicas hegemônicas pautadas pelo modelo gerencialista que mantém as atividades dos gestores atreladas às exigências de eficiência e produtividade.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientadora: Profª. Dra. Vanderléia de Lurdes Dal Castel Schlindwein.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
62. Lucyana Oliveira de Melo.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.