Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2010
Title: O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas
Authors: Anjos, Reinaldo Tavares dos
Keywords: Autismo
Computador
Mediação
Educação
Issue Date: 2015
Citation: ANJOS, R. T. dos. O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas. 2015. 97f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.
Abstract: O Autismo consiste numa entidade diagnóstica que faz parte do grupo de transtornos do neurodesenvolvimento nos quais ocorre uma ruptura nos processos fundamentais de socialização, comunicação e aprendizado. Estudos de ordem neurobiológica apontam para a existência de anormalidades nos cérebros dos autistas, porém em diferentes estruturas cerebrais, o que implica o envolvimento de um complexo circuito neuronal, cujos limites e conexões anatômicas estariam ainda por definir. A partir do conceito de plasticidade cerebral, principalmente em crianças, com base no conceito da psicologia cultural, que fala sobre a importância da participação na cultura por ser este um meio de superação das restrições impostas pela biologia, e ainda tendo a convicção alicerçada pela literatura de que o computador pode servir à educação de crianças autistas e se constituir como um instrumento no acesso à linguagem e, portanto, ao favorecimento da interação social, foi estabelecido como objetivo deste estudo discutir, com base num levantamento de teses e dissertações publicadas no Brasil nos últimos 10 anos, o papel mediador do computador na Educação de alunos autistas. No levantamento de produções bibliográficas observamos que o potencial mediador do computador ainda é pouco explorado nas pesquisas envolvendo o autista. Quando a mediação é abordada, tem enfoque na mediação social, tendo em vista as características de limitação ou deficiência na capacidade de dar significado à interação social por parte dos autistas. Quando a mediação pedagógica foi buscada, problemas relacionados ao Trabalho docente e ao modo de uso do computador foram destacados. Discutindo tais problemas, argumentamos que o computador tanto pode possibilitar benefícios para o aprendizado do aluno, como pode contribuir para a diminuição da intensificação do trabalho docente. Contudo, somente quando condições estruturais de trabalho são oferecidas aos docentes e quando ocorrer uma continuidade de políticas educacionais envolvendo tecnologias na Educação. Além disso, no uso do computador com alunos autistas, e para se atingir a meta de superação de restrições biológicas com estes alunos, a tripla mediação proporcionada pelo computador deve ser buscada no planejamento das estratégias pedagógicas do docente.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientadora: Profª Dra. Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2010
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72. Reinaldo Tavares dos Anjos.pdf772,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.