Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAnjos, Reinaldo Tavares dos-
dc.date.accessioned2017-12-19T21:53:56Z-
dc.date.available2017-12-19T21:53:56Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationANJOS, R. T. dos. O computador como instrumento mediador na educação de alunos autistas. 2015. 97f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2015.-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2010-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Psicologia. Orientadora: Profª Dra. Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines.pt_BR
dc.description.abstractO Autismo consiste numa entidade diagnóstica que faz parte do grupo de transtornos do neurodesenvolvimento nos quais ocorre uma ruptura nos processos fundamentais de socialização, comunicação e aprendizado. Estudos de ordem neurobiológica apontam para a existência de anormalidades nos cérebros dos autistas, porém em diferentes estruturas cerebrais, o que implica o envolvimento de um complexo circuito neuronal, cujos limites e conexões anatômicas estariam ainda por definir. A partir do conceito de plasticidade cerebral, principalmente em crianças, com base no conceito da psicologia cultural, que fala sobre a importância da participação na cultura por ser este um meio de superação das restrições impostas pela biologia, e ainda tendo a convicção alicerçada pela literatura de que o computador pode servir à educação de crianças autistas e se constituir como um instrumento no acesso à linguagem e, portanto, ao favorecimento da interação social, foi estabelecido como objetivo deste estudo discutir, com base num levantamento de teses e dissertações publicadas no Brasil nos últimos 10 anos, o papel mediador do computador na Educação de alunos autistas. No levantamento de produções bibliográficas observamos que o potencial mediador do computador ainda é pouco explorado nas pesquisas envolvendo o autista. Quando a mediação é abordada, tem enfoque na mediação social, tendo em vista as características de limitação ou deficiência na capacidade de dar significado à interação social por parte dos autistas. Quando a mediação pedagógica foi buscada, problemas relacionados ao Trabalho docente e ao modo de uso do computador foram destacados. Discutindo tais problemas, argumentamos que o computador tanto pode possibilitar benefícios para o aprendizado do aluno, como pode contribuir para a diminuição da intensificação do trabalho docente. Contudo, somente quando condições estruturais de trabalho são oferecidas aos docentes e quando ocorrer uma continuidade de políticas educacionais envolvendo tecnologias na Educação. Além disso, no uso do computador com alunos autistas, e para se atingir a meta de superação de restrições biológicas com estes alunos, a tripla mediação proporcionada pelo computador deve ser buscada no planejamento das estratégias pedagógicas do docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-19T21:52:28Z No. of bitstreams: 1 72. Reinaldo Tavares dos Anjos.pdf: 791341 bytes, checksum: 0a537597ba1eb54161747e5e7d67f34c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-19T21:53:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 72. Reinaldo Tavares dos Anjos.pdf: 791341 bytes, checksum: 0a537597ba1eb54161747e5e7d67f34c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-19T21:53:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 72. Reinaldo Tavares dos Anjos.pdf: 791341 bytes, checksum: 0a537597ba1eb54161747e5e7d67f34c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T21:53:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 72. Reinaldo Tavares dos Anjos.pdf: 791341 bytes, checksum: 0a537597ba1eb54161747e5e7d67f34c (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectComputadorpt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO computador como instrumento mediador na educação de alunos autistaspt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
72. Reinaldo Tavares dos Anjos.pdf772,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.