Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Avacir Gomes dos-
dc.contributor.authorCaldas, Alberto Lins-
dc.date.accessioned2017-12-20T12:55:31Z-
dc.date.available2017-12-20T12:55:31Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2013-
dc.descriptionDissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Geografiapt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação analisa a funcionalidade dos sentidos do discurso pedagógico, vivenciados no espaço escolar por meio das práticas cotidianas. O estudo foi desenvolvido por meio de textos produzidos por professores da rede municipal de ensino de Porto Velho e textos selecionados dos livros didáticos da educação básica adotados pelas escolas deste município.A escrita docente e a escrita do livro didático representam, a priori, gêneros diferentes. No entanto, o entrecruzamento dessas produções expressa que esses discursos constituem desdobramentos da formação pedagógica. Geografia e história enquanto disciplinas escolares são desdobramentos da ciência. São criações discursivas fomatadoras de “realidades”, sustentadas no espaço escolar pelo discurso pedagógico. Este não é homogêneo, mas se constituí de brechas, apagamentos, lacunas, fissuras, pontos de fricções e multiplicidades de sentidos. Frente à maquinaria de produção do discurso pedagógico, o professor é capaz de expressar criatividade e inventividade por meio de táticas e bricolagens vivenciadas no cotidiano escolar, espaço não da unicidade, mas das multiplicidades, dialogismos, polifonias, de silêncios e vozes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-20T12:52:51Z No. of bitstreams: 1 3223_avacir_gomes.pdf: 1090601 bytes, checksum: e78150a5ec663712384acbe4d42eb84b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-20T12:54:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 3223_avacir_gomes.pdf: 1090601 bytes, checksum: e78150a5ec663712384acbe4d42eb84b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-20T12:55:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 3223_avacir_gomes.pdf: 1090601 bytes, checksum: e78150a5ec663712384acbe4d42eb84b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-20T12:55:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 3223_avacir_gomes.pdf: 1090601 bytes, checksum: e78150a5ec663712384acbe4d42eb84b (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.subjectDiscurso pedagógicopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectSentidospt_BR
dc.titleCartografia dos sentidos e seus agenciamentos geográficospt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3223_avacir_gomes.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.