Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2023
Título: Sociedade e natureza: percepção dos produtores rurais do entorno da floresta nacional do Jamari/RO
Autor(es): Ferreira, Solano de Souza
Palavras-chave: Geografia
Percepção
Fenomenologia
Sustentabilidade
Historia oral
Mediação midiática
Data do documento: 2014
Resumo: A dissertação é resultado de pesquisa de percepção dos produtores rurais, a partir dos 26 anos, sendo faixa etária adulta, sobre o ambiente composto pelo entorno da Floresta Nacional do Jamari, em Itapuã do Oeste, Rondônia, analisando e compreendendo a formação do espaço, suas representações e identidades, de perspectivas de produção, cultura, comunicação e espacialidade ambiental. Após revisão crítica de estudos foi centrado no método fenomenológico, com abordagens nas técnicas geográficas de estudos agrários, cultural e religioso, da história oral temática e de recepção midiática. Os resultados são apontados de forma analítica descrevendo a percepção do sujeito sobre o objeto. O espaço pesquisado é composto por agricultura familiar com pressão de mineração, indústria madeireira e monocultura e tende para o esvaziamento das pequenas propriedades diante da falta de políticas públicas que possam fixar no campo as famílias de pequenos agricultores. A pesquisa foi desencadeada com agricultores em regime familiar que desenvolvem suas atividades rurais com modelo de agricultura não condizente com a realidade amazônica, o que causou desgaste do solo agrícola, redução da produção, estagnação econômica da população e avanço da pecuária. Compreender os fenômenos presentes no lugar trouxe orientações que podem auxiliar em outros estudos e nas diversas análises para orientação de políticas públicas que possam conciliar desenvolvimento econômico com preservação ambiental, compensando ao agricultor familiar diante das pressões da pecuária e monocultura. O pequeno produtor do entorno percebe o objeto como espaço de produção, e a área de reserva florestal como espaço coletivo de bem ambiental que poderia ser explorado pelos moradores e não por empresas concessionárias oriundas de outros estados.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Rondônia, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4352_solano_ferreira_de_souza_turma_2012.pdf14,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.