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dc.contributor.authorPellucio, Gabrielle-
dc.date.accessioned2017-12-20T19:46:50Z-
dc.date.available2017-12-20T19:46:50Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2025-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa analisa a coleção de livros didáticos dos anos iniciais de Geografia, “Novo Eu Gosto”, utilizada por escolas municipais de Porto Velho no ano de 2007. O enfoque das análises é nas representações de gênero, a fim de verificar se as relações entre os sexos estão sendo transmitidas nos enunciados e imagens de forma discriminatória, distorcendo a realidade social e fazendo com que alunos e alunas, futuros cidadãos e cidadãs ajam com parcialidade e criem estereótipos definindo pessoas pelo seu sexo. A ciência geográfica estuda as transformações espaciais e sociais também por meio da cultura, por isso a opção pela geografia cultural enquanto sustentadora da temática gênero, já que gênero são construções sociais e culturais em torno do homem e da mulher. A pesquisa sugeriu a abordagem qualitativa que recomenda a descrição de dados. As informações foram coletadas por meio da análise documental (enunciados e imagens). Para apreciação utilizou-se categorias de análises, já que os documentos analisados foram organizados em grupos temáticos: família; profissão; orientação; poderes e outras atividades. O resultado encontrado foi de que os livros didáticos não refletem a sociedade, mas distorcem-na, pois a realidade atual já se modificou em diversos aspectos e o instrumental selecionado continua perpetuando modelos tradicionais e sexistas que direcionam homens à produção, ao espaço público, ao mercado de trabalho e mulheres à reprodução, à educação e ao cuidado com crianças.pt_BR
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-20T19:46:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 3372_grabrielle_pellucio_2008.pdf: 4413708 bytes, checksum: 700e91042bbd5e9c9292ca7345004991 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.subjectLivros Didáticospt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleHá homens que têm patroa. Há homens que têm mulher. E há mulheres que escolhem o que querem ser: perspectiva de gênero na geografiapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

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