Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2025
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pellucio, Gabrielle | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-20T19:46:50Z | - |
dc.date.available | 2017-12-20T19:46:50Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2025 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa analisa a coleção de livros didáticos dos anos iniciais de Geografia, “Novo Eu Gosto”, utilizada por escolas municipais de Porto Velho no ano de 2007. O enfoque das análises é nas representações de gênero, a fim de verificar se as relações entre os sexos estão sendo transmitidas nos enunciados e imagens de forma discriminatória, distorcendo a realidade social e fazendo com que alunos e alunas, futuros cidadãos e cidadãs ajam com parcialidade e criem estereótipos definindo pessoas pelo seu sexo. A ciência geográfica estuda as transformações espaciais e sociais também por meio da cultura, por isso a opção pela geografia cultural enquanto sustentadora da temática gênero, já que gênero são construções sociais e culturais em torno do homem e da mulher. A pesquisa sugeriu a abordagem qualitativa que recomenda a descrição de dados. As informações foram coletadas por meio da análise documental (enunciados e imagens). Para apreciação utilizou-se categorias de análises, já que os documentos analisados foram organizados em grupos temáticos: família; profissão; orientação; poderes e outras atividades. O resultado encontrado foi de que os livros didáticos não refletem a sociedade, mas distorcem-na, pois a realidade atual já se modificou em diversos aspectos e o instrumental selecionado continua perpetuando modelos tradicionais e sexistas que direcionam homens à produção, ao espaço público, ao mercado de trabalho e mulheres à reprodução, à educação e ao cuidado com crianças. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-20T19:22:24Z No. of bitstreams: 1 3372_grabrielle_pellucio_2008.pdf: 4413708 bytes, checksum: 700e91042bbd5e9c9292ca7345004991 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-20T19:45:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 3372_grabrielle_pellucio_2008.pdf: 4413708 bytes, checksum: 700e91042bbd5e9c9292ca7345004991 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Rejane Sales (rejane.lima@unir.br) on 2017-12-20T19:45:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 3372_grabrielle_pellucio_2008.pdf: 4413708 bytes, checksum: 700e91042bbd5e9c9292ca7345004991 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-20T19:46:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 3372_grabrielle_pellucio_2008.pdf: 4413708 bytes, checksum: 700e91042bbd5e9c9292ca7345004991 (MD5) Previous issue date: 2010 | en |
dc.subject | Livros Didáticos | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.title | Há homens que têm patroa. Há homens que têm mulher. E há mulheres que escolhem o que querem ser: perspectiva de gênero na geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
3372_grabrielle_pellucio_2008.pdf | 4,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.