Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2040
Título: Artes visuais sob orientação pedagógica com crianças de cinco anos
Autor(es): 
Silva, Josinéia Gomes da
Palavras-chave: Artes visuais
Educação infantil
Arqueogenealogia
Data do documento: 2017
Citação: Silva, J. G. Artes visuais sob orientação pedagógica com crianças de cinco anos. 2017, 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2017.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a artes visuais no processo na educação da criança, a fim de promover uma reflexão sobre a forma como a Artes Visuais é vista e aplicada aos conteúdos. Podemos observar que o uso de imagem no nosso cotidiano pode ser muito importante para instigar diversos conhecimentos. Para tanto, o suporte teórico utilizado foram: Fernandes (2010), Azevedo (2007), Coleto (2010), Barbosa (1991; 2010; 2012), Foucault (2004) dentre outros. O ponto de partida da metodologia esteve pautado na pesquisa qualitativa arqueogenealógica que em suas etapas contemplaram leituras, fichamentos e compreensão teórica. A pesquisa de campo foi realizada em uma instituição pública de Educação Infantil do município de Ariquemes. A coleta de dados se deu pela observação em sala, uma aula com as crianças e entrevista com a professora. Desta forma tentando obter maior conhecimento sobre a visão do professor quanto ao uso das Artes Visuais com seus alunos, e quanto à Artes Visuais tem o poder de transformar e desenvolver habilidades na vida dos indivíduos. Busquei entender como os professores trabalham no cotidiano escolar com as Artes Visuais e me deparei com profissionais da educação com pouca ou nenhuma formação para se trabalhar com Artes, mas estão de maneira bem rudimentar tentand o passar a cultura artística, com o uso de desenvolvimento e habilidades de expressão. Os resultados obtidos através da pesquisa mostram que ainda faltam melhores condições de aperfeiçoamento dos professores quanto ao uso das Artes Visuais nas escolas públicas, devido à falta de formação especifica para se trabalhar com artes de forma dinamizadora e de real significado na aprendizagem e vida de seus alunos.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) M.e. Maria Auxiliadora Máximo.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2040
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, J. G..pdfArtigo principal925,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.