Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2042
Título: A prática pedagógica de professores na perspectiva da inclusão digital em uma escola pública de Ariquemes/RO
Autor(es): Lima, Roger dos Santos
Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação
Inclusão Digital
Ensino Aprendizagem
Data do documento: 2017
Citação: LIMA, R. S. A prática pedagógica de professores na perspectiva da inclusão digital em uma escola pública de Ariquemes/RO. 2017, 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2017.
Resumo: Atualmente vivencia-se uma reformulação na sociedade por virtude das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), elas são responsáveis por mudanças no modo de viver, pensar, agir e se comunicar, notavelmente a estas transformações, diante disto urge-se a necessidade de uma nova forma de ver a instituição educativa. Nesta conjectura, a presente pesquisa teve como objetivo analisar em quais aspectos os professores têm possibilitado a inclusão das TICs no processo de ensino e aprendizagem. A problemática parte para entender em que medida os professores têm incluído em suas práticas pedagógicas as TICs? Diante deste questionamento, fez-se o reconhecimento do lócus da pesquisa, uma determinada escola pública urbana do município de Ariquemes/RO. Aplicou-se um questionário para os professores e outro para os alunos, sendo eles do 5º ano do ensino fundamental. Os resultados demonstram que metade dos professores fazem cursos de formação continuada voltada à área da tecnologia e utilizam nas suas práticas pedagógicas as TICs, todos afirmaram que as TICs são importantes para o desenvolvimento do ensino aprendizagem do aluno, no entanto, a maioria respondeu que a escola não possibilita incentivos para a utilização das novas tecnologias em sala de aula. Os dados que inferem aos alunos demonstraram que a maioria das atividades realizadas pelos mesmos no laboratório de informática são atividades escolares, o entanto, o laboratório de informática é pouco utilizado pelos professores. Destarte, no cenário e amostras investigadas evidenciam o uso limitado das TICs nas práticas pedagógicas dos professores, impossibilitando a inclusão digital de todos os alunos.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.(a) Me. Hugo Athanásios Fotopoulos.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2042
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, R. S..pdf782,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.