Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/206
Title: O impacto nos serviços prestados pelos escritórios de contabilidade da cidade de Presidente Médici - RO com o advento do SPED
Authors: Silva, Cristiano Damião da
Keywords: Sistema Público de Escrituração Digital
Contabilidade
Issue Date: 25-Apr-2013
Citation: SILVA, Cristiano Damião da. O impacto nos serviços prestados pelos escritórios de contabilidade da cidade de Presidente Médici - RO com o advento do SPED. 2013. 30 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2013.
Abstract: O presente artigo tem por objetivo analisar o impacto da implementação do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED na rotina da prestação do serviço contábil nos escritórios de contabilidade do município de Presidente Médici - RO. Para tanto, foram analisadas questões referentes às mudanças provocadas e alterações, com ênfase nos três pilares do SPED, a Nota Fiscal Eletrônica, a Escrituração Fiscal Digital e a Escrituração Contábil Digital. Com o advento dessa nova sistemática o contribuinte está cada vez mais vigiado, mas tendo a possibilidade de utilizar essa ferramenta em favor da empresa contábil como forma de valorizar a prestação de serviço oferecido aos seus clientes, melhorando o controle interno, a qualidade e a transparência das informações, que são consequências das adequações a esse novo sistema. O método utilizado na elaboração deste artigo foi o dedutivo. A metodologia teve uma abordagem de natureza qualitativa se enquadrando como pesquisa de campo, descritiva e exploratória. Foram aplicados questionários aos escritórios de contabilidade do município de Presidente Médici-RO e coletados dados que, analisados e interpretados, demonstraram quais impactos ocorrem nos escritórios com a implantação do SPED. Conclui-se que o SPED está influenciando direta e positivamente no trabalho dos profissionais contábeis e de seus colaboradores. Conclui-se que para os empresários contábeis a principal mudança com a implantação do SPED, esteve na necessidade de investimento em tecnologia da informação. Esse novo sistema também tem trazido bons resultados ao provocar a agilidade nos serviços prestados pelos escritórios contábeis.
Description: Artigo científico apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Cacoal como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Ciências Contábeis sob a orientação da Prof. Ms. Cleberson Eller Loose.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/207
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo versão final 0905.pdf594,1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools