Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2072
Title: O que aconteceu aos Kaxarari: um estudo etnográfico de (In) sustentabilidade ambiental
Authors: Gomes, Ivonete Batista Santa Rosa
Keywords: etnia Kaxarari
Rondônia
sustentabilidade
Etnografia.
Issue Date: 2009
Citation: GOMES, I. B. S. R. O que aconteceu aos Kaxarari: Um estudo etnográfico de (In) Sustentabilidade ambiental. 2009. 79 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2009.
Abstract: A etnia Kaxarari marca a sua história do contato interétinco com segmentos das frentes extrativistas da seringa e do caucho em três períodos distintos: o tempo das correrias o tempo do cativeiro e o tempo dos direitos. A Terra indígena Kaxarari está localizada nas proximidades dos distritos de Califórnia e Extrema nas divisas de Rondônia, Acre e Amazonas este povo pertencente à família lingüística Pano, tem sua organização dividida em clãs de acordo com cada família e/ou povo. Habitam atualmente em cinco aldeias: Marmelinho, Paxiúba, Pedreira, Barrinha e Central, reunidas em um território de aproximadamente 145.000 hectares e uma população estimada em 317 indivíduos. Este estudo avaliou a relação da comunidade com o seu meio e o processo de utilização dos recursos naturais das comunidades da reserva indígena Kaxarari (RO). A partir dos contatos iniciais deste povo, sob a perspectiva etnográfica, procurando evidenciar as múltiplas resistências diante dos impactos decorrentes do contato com a sociedade nacional e as formas e meios como eles vêm construindo seus processos de (in)sustentabilidade. Para a realização do estudo foi utilizado o método etnográfico. O contato inicial com caucheiros peruanos e seringalistas brasileiros revelou-se extremamente desastroso para os Kaxarari. A conseqüência mais grave foi, sem duvida, a depopulação deste povo, que de dois mil habitantes, em 1910, ficaram reduzidos hoje em dia a menos de 400 indivíduos. Entretanto, mesmo tendo seus valores modificados no contato com o não índio, ainda constituem um exemplo de resistência, pois apesar da violência mantém uma língua, o território e a capacidade de reconstruírem seus valores e a luta pela existência.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Ari Miguel Teixeira Ott.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2072
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ivonete_tcc.pdf6,82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.